O que é um condômino antissocial?

Pergunta de Cristiana Soraia Ramos Amorim em 30-05-2022
(62 votos)

O que é um condômino antissocial? É o condômino que gera incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, prejudicando ou colocando em risco os demais condôminos.

O que fazer com condômino antissocial?

O condômino ou possuidor que, por seu reiterado comportamento antissocial gerar incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, poderá ser constrangido a pagar correspondente ao décuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, até ulterior deliberação da assembleia ou ...


É possível expulsar um condômino?

Condomínio não pode expulsar moradora por comportamento antissocial. Ainda que o direito à propriedade esteja limitado em sua função social, devendo o condômino observar regras mínimas de bom comportamento e convívio, a medida de expulsão não encontra amparo legal.

Qual a sanção cabível em relação ao condômino nocivo?

1337, Parágrafo Único do Código Civil. Para nós, desde que o condômino nocivo apresente mais de uma vez o comportamento anti-social ele estará sujeito à penalidade acima prevista. O síndico poderá aplicar a multa de dez vezes o valor da cota condominial nesse particular.

É possível a exclusão de um condômino nocivo ao condomínio?

1.337 do Código Civil não preveja expressamente a possibilidade de exclusão do condômino nocivo, a própria legislação processual estabelece que o juiz poderá assegurar o resultado prático equivalente, utilizar-se de medidas que visem impedir o réu da prática de atividades nocivas (art.

É possível expulsar condômino antissocial do condomínio?


21 curiosidades que você vai gostar

Qual medida cabível para defesa do direito dos condôminos?

O entendimento que é necessário possibilitar o direito de defesa ao condômino infrator, está consolidado no Enunciado nº 92 do Conselho da Justiça Federal, conforme: As sanções do art. 1.337 do novo Código Civil não podem ser aplicadas sem que se garanta direito de defesa ao condômino infrator.

É possível o proprietário ou possuidor ser expulso do condomínio?

Surge, a partir daí, a dúvida: é possível o proprietário ou o possuidor ser expulso? Segundo o que consta expresso na legislação brasileira, não. Isso porque não há sequer previsão da possibilidade de despejo em face do condômino ou do locatário indesejado.

Pode expulsar vizinho?

"De acordo com o novo Código Civil, a expulsão do condômino indesejado pode se dar indiretamente, por meio da aplicação de multa, que acaba tornando inviável a permanência no condomínio", afirma o advogado Paulo Campos, de São Paulo.

Pode um condômino antissocial ser coagido a Retirar-se do edifício?

De acordo com a interpretação literal dos dispositivos legais do Código Civil, especialmente dos artigos 1.336 e 1.337, a exclusão do condômino antissocial ainda é uma impossibilidade jurídica. Como pena máxima, se referem à aplicação de multa.



Outras questões

Como acessar C : Program Files WindowsApps?

Como provar o dano moral na Justiça do trabalho?

Como fazer projetos de móveis em 3D grátis?

Como é utilizado o cupom fiscal?

Como proceder no caso de violência física em idosos?

Como provar comodato?

Como fazer a leitura de um jogo de futebol?

Como se configura o vínculo empregatício?

Qual a melhor maneira de provar o amor?

Como se cadastrar no PROJUDI ma?

Como proceder no crime de calúnia?

Como provar um plágio?

Como proteger parede de tijolo aparente?

Como levantar a cabeça?

O que fazer para levantar pálpebra caída?

Como prevenir doenças ocupacionais nas mulheres?

Como preparar a casca do jatobá?

Quais os serviços de estética automotiva?

Qual o mecanismo da tuberculose?

Quem tem a doença ELA sente dor?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com