Os comandos de entrada e saída de um programa disponíveis nas linguagens de programação possuem a função de comunicação com o mundo exterior, isto é, o comando de entrada permite que o usuário envie dados do mundo exterior (p. ex.
É equivalente ao comando write do Pascal. De modo semelhante a Pascal, é possível especificar o número de espaços no qual se deseja escrever um determinado valor. Por exemplo, o comando escreva(x:5) escreve o valor da variável x em 5 espaços, alinhado-o à direita.
Recebe valores digitados pelos usuário, atribuindo-os às variáveis cujos nomes estão em <lista-de-variáveis> (é respeitada a ordem especificada nesta lista). É análogo ao comando read do Pascal.
Operação que consiste em introduzir dados num computador com o objetivo de os armazenar ou processar.
Por exemplo, quando você digita uma tecla no teclado ou passa o mouse em algum elemento qualquer na tela, você está enviando dados do meio externo para o computador, e esses dados são passados para o programa. Por isso, está ocorrendo uma entrada de dados. Já a saída de dados é o que vai do programa para fora.
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A entrada/saída de dados compõem esse processo que consiste em receber os dados do mundo real, por meio do que é digitado ou da ação do mouse, por exemplo. Após isso, mostramos a informação processada ao usuário, o que pode acontecer por meio da tela, uma impressão ou ainda a gravação em um arquivo.
Para se ler um long int em C deve-se usar scanf("%ld", &i) . Em C++ com cin basta que a variável seja um long int . Ambas as funções lêem dígitos para formar o número enquanto ele for válido. Se for necessário especificar o número máximo de dígitos, coloque-o após o % .
De forma crua, as variáveis de entrada são o ponto de partida do processo de avaliação de riscos, ou seja, o conjunto de dados básicos necessários para que uma determinada técnica (seja de identificação, análise ou avaliação de riscos) possa ser aplicada.
comandos em que há interação do usuário com o computador ou vice-versa. programa interage com o usuário, na maioria das vezes mostrando alguma informação ao usuário. digitado é armazenado temporariamente em um registrador e, depois, copiado para a posição de memória indicada no comando.
Já os dispositivos de saída são os aparelhos usados por um computador para comunicar informações. Estas em formato utilizável ao usuário. Exemplos incluem: monitores de vídeo, alto-falantes, caixas de som, sensores, óculos de realidade virtual e impressoras.
Comandos de Saída de Dados
É equivalente ao comando write do Pascal. De modo semelhante a Pascal, é possível especificar o número de espaços no qual se deseja escrever um determinado valor. Por exemplo, o comando escreva(x:5) escreve o valor da variável x em 5 espaços, alinhado-o à direita.
A função mais básica de saída — mais básica que fprintf — é putc (o nome é uma abreviatura de put character). A função recebe um byte e grava-o no arquivo especificado. (Muitas vezes, o byte tem valor entre 0 e 127 e portanto representa um caractere ASCII.)
Principais tipos de dadosDados numéricos. O tipo inteiro (integer) O tipo float.Dados alfanuméricos. O tipo string. Áspas triplas.Operações básicas com strings.Listas.
Constantes são valores fixos que você utilizará em seu programa e variáveis são valores que precisam variar durante o tempo de execução do seu programa.
%c indica que printf() deve colocar um caracter na tela. %d indica que printf() deve colocar um inteiro na tela. Teremos, na string de controle, uma descrição de tudo que a função vai colocar na tela.
Lendo um caractereEditar
Ler um caractere até é simples, basta utilizar o objeto cin e será guardado o valor digitado na variável. char nivel; cout << "Entre um nível: "; cin >> nivel; Porém teremos de pressionar a tecla ENTER depois de digitar o caractere.
As facilidades de entrada e saída não fazem parte da linguagem C . O que existe é uma biblioteca padrão de funções para manipular a transferência de dados entre programa e os dispositivos (devices) de saída e entrada padrão. Algumas destas funções são: scanf(), printf(), getchar(), puts(), gets().
3.4 Nomes de variáveis
Na linguagem Portugol, usamos as seguintes regras para criar um nome de variável: 1. Nomes de variáveis devem possuir como primeiro caractere uma letra ou o símbolo _ (sublinhado). Os demais caracteres, se algum, devem ser letras, números ou sublinhado.
- mudança de linha (enter) - tabulação. " - caractere aspas (")
"ESCREVA", é um comando de saída de dados, com ele você pode exibir na tela, um texto, uma variável, um número, um espaço em branco e etc. "LEIA", é um comando de entrada de dados. Usado para guardar um dado fornecido pelo usuário, seja ele numérico, caractere ou lógico, em uma variável. Onde "nome" é uma variável.
1 SAÍDA DE DADOS.printf("Valor: %-6d!", num1); Imprime uma variável inteira com no mínimo 6 casas, alinhadas a esquerda. ... printf("Valor: %4.2f!", num2); ... 2 ENTRADA DE DADOS.scanf("%c", &letra); ... scanf("%f", &preco); ... scanf("%d%d", &num1, &num2); ... scanf("%d,%d", &num1, &num2);
Neste artigo veremos as operações de entrada e saída de dados em linguagem C utilizando as funções scanf () e printf().
Utilize printf() Função para imprimir uma string. O printf é uma ferramenta poderosa utilizada para formatar a saída. Faz parte da biblioteca de inteiro-saída padrão C. Ela pode ser chamada diretamente do código C++.
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