O cisto na mama, também conhecido por cisto mamário, é uma alteração quase sempre benigna que aparece na maior parte das mulheres, entre os 15 e os 50 anos de idade. A maioria dos cistos de mama são do tipo simples e, por isso, são preenchidos apenas por líquido, não trazendo qualquer perigo para a saúde.
Os cistos mamários habitualmente surgem por uma obstrução nos ductos lobulares terminais, que são a porção do ducto lactífero mais próxima dos lobos. A obstrução do ducto causa acúmulo de líquido e formação do cisto.
Como tratar o cisto na mama A grande maioria dos cistos da mama não necessita de nenhum tratamento, pois eles não aumentam o risco de câncer de mama. Se o cisto for grande e causar dor, o médico pode solicitar uma punção, um exame que é feito com uma agulha fina que retira o líquido que está dentro do cisto.
A cirurgia para retirar um nódulo da mama é conhecida como nodulectomia e, geralmente, é um procedimento relativamente simples e rápido, que é feito através de um pequeno corte na mama junto do nódulo.
Na maior parte dos casos a recomendação é para o uso de uma pílula anticoncepcional hormonal de uso contínuo, que inibe completamente a ovulação e, por isso, além de atuar como método contraceptivo, previne o surgimento de cistos no ovário.
É recomendável tomar uma xícara de chá verde por dia como um remédio natural para prevenir o câncer de mama.
Cirurgia para retirar o cisto da mama. Quando operar? A remoção cirúrgica de um cisto é raramente necessária. A Cirurgia pode ser considerada se o cisto de mama é repetido mês após mês, se contém traços de sangue ou outros sinais de preocupação.
Os cistos são lesões redondas ou ovais, que costumam ser descritas pelas pacientes como uma uva ou um pequeno balão cheio de água que pode ser palpado na mama. Neste artigo vamos explicar o que é o cisto da mama, como ele surge, quais são os seus sintomas e quais são as suas opções de tratamento.
Apesar das características que possam ter em comum quanto à forma e ao tamanho, entende-se por cisto mamário, uma lesão oca preenchida por líquido, que, em geral, vai do amarelo claro ao castanho, mas que pode também apresentar sinais de sangue ou de pus, por exemplo.
Podemos fazer muito para evitar o aparecimento de cistos mamários, a dor nas mamas e, inclusive, o câncer de mama. Um diagnóstico precoce, uma dieta saudável e o conhecimento de nós mesmas podem ajudar muito a nossa saúde.
Como limpar o PC e deixar mais rápido Windows 10?
Como verificar se uma GRU foi paga?
Como a pomada nistatina age no útero?
Como saber se minha cicatriz está inflamada?
Onde fica o número de nêutrons?
O que é o exame de Microglobulina?
Como saber se a empresa tem processo pelo CNPJ?
Como saber se a imagem ISO está corrompida?
Como tirar mancha de manequim?
Como saber se minha DVA está correta?
Como saber se a receita está fora do ar?
Como se dá a reação de Neutralizaçao parcial?
Qual a calibragem do pneu de bicicleta aro 29?
Como saber se a Live TIM passa na minha rua?
Como limpar colchão com bicarbonato e água oxigenada?