O cabo blindado é um tipo de cabo de rede, ou seja, é utilizado para promover a ligação entre computadores ou redes de internet. Existem diversos modelos de cabo blindado e alguns deles são indicados especificamente para área externa e outros para área interna.
O cabo de cobre blindado possui uma malha de cobre trançada ao longo de todo o seu corpo e seus fios de cobre trançados são também blindados individualmente. Já o cabo sem blindagem, chamado de UTP, não possui utilização de alumínio em forma de folhas ou malhas para isolar a interferência eletromagnética.
A camada de blindagem do cabo de rede blindado único tem apenas uma camada de papel alumínio. O cabo de rede de blindagem dupla é envolvido com uma camada de folha de alumínio fora do par trançado e possui uma malha de metal. Existem apenas 4 pares de cabos de rede dentro do cabo de rede não blindado.
Existem basicamente dois tipos de cabos de rede, o cabo coaxial e o cabo de par trançado.
Cabos CAT5e e CAT6 já Oferecem Alto Desempenho
Os CAT5e permitem velocidade de transferência de até 100 MB/s. Os cabos CAT5e e CAT6 são mais robustos e resistentes a interferências, por conta de seu entrançado mais forte e justo. O cabo de rede CAT6 pode atingir velocidades de até 1 Gb/s.
42 curiosidades que você vai gostar
A principal diferença entre os cabos CAT5e e CAT6 se relaciona com a largura de banda que o cabo pode receber para a transferência de dados. Os cabos CAT6 foram projetados para operação em frequências de até 250 MHz, comparados com 100 Mhz para CAT5e.
Em nada difere o padrão 568A do 568B e relação a performance ou qualquer outro atributo físico do cabeamento. A única diferença é relacionada a posição de seus pares na conectorização.
O cabo de rede, também conhecido como cabo ethernet, é um item extremamente comum nas instalações de rede de acesso, seja doméstica ou comercial.
O cabo STP combina as técnicas de blindagem para superar a interferência eletromagnética e a interferência da frequência de rádio e as técnicas de trançamento de cabos para superar a diafonia. Para tirar o máximo proveito da blindagem, os cabos STP são terminados com conectores de dados STP blindados especiais.
O cabo de par trançado sem blindagem (UTP) é composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado um do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa. Não há blindagem física no cabo UTP; ele obtém sua proteção do efeito de cancelamento dos pares de fios trançados.
A blindagem, é o método de envolver um conjunto de condutores, com um escudo metálico com a finalidade de reduzir os efeitos da interferência eletromagnética ou o ruído elétrico, que pode perturbar o desempenho da transmissão em alguns ambientes.
Deve-se assegurar a continuidade da blindagem do cabo em mais do que 90% do comprimento total do cabo. O shield deve cobrir completamente os circuitos elétricos através dos conectores, acopladores, splices e caixas de distribuição e junção. Nunca deve-se usar o shield como condutor de sinal.
O cabo de rede blindado é de fundamental importância para as indústrias. Entre outras razões, porque com o seu uso é possível evitar interferências externas, ou seja, ruídos. Por consequência, é a melhor opção para garantir uma maior qualidade na transmissão de dados.
O primeiro é um nome amplo e o último é um termo limitado. Na verdade, a atual linha de rede de bloqueio é o fio de alumínio que protege o fio da rede, de modo que STP e FTP são realmente os mesmos. Comparado com UTP, FTP / STP é apenas uma camada de papel alumínio fora do núcleo para reduzir a atenuação do sinal.
A melhor forma de saber o padrão do equipamento é investigando sua ficha técnica. Plataformas com suporte ao Fast Ethernet vão citar o nome da tecnologia, ou simplesmente 10/100, que faz referência às taxas de transferência suportadas. A mesma coisa vale para identificar um hardware compatível com Gigabit.
Se você tem muitos equipamentos com 10-Mbps, o cabeamento CAT5 vai atender suas necessidades. Ele também atende transmissões de Ethernet rápida a 100-Mbps muito bem. O CAT5e possui o padrão de 100-MHz, embora haja cabos disponíveis com capacidades de até 350-MHz.
A partir da introdução acima, o cabo Cat6 oferece desempenho de até 250 MHz, enquanto o cabo Cat7 é classificado para frequência de transmissão de até 600 MHz. O comprimento máximo de cabeamento do cabo de rede Cat6 é de 100m com 1 Gbps, enquanto o Cat7 de 100 m com 10 Gbps.
O cabo Ethernet, ou cabo RJ-45, como também é conhecido, é um cabo de rede utilizado para fazer a conexão por meio de fios. Ele pode ser utilizado em diferentes locais, como residências e estabelecimentos comerciais, por exemplo.
No caso, quando o ponto é ativado pra telefonia, o conector RJ11 (4 pinos) encaixa nos pinos 3, 4, 5 e 6 do conector RJ45; assim, os pares 3/6 e 4/5 são utilizados. O par 4/5 normalmente é o par azul. Por fim, o cabo CAT5E pode ser usado em conexões Gigabit 1000BaseT. Estas usam os 4 pares simultaneamente.
Ambas as pinagens T568A e T568B têm a mesma performance elétrica e as conexões independente da cor do condutor, ou seja, são funcionalmente iguais e portanto são consideradas equivalentes.
EIA/TIA 568A: branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom. EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita.
Padrões de ordem dos fios
Antes de iniciar a crimpagem, escolha um dos padrões de sequência para as pontas. Existem dois padrões mais utilizados: eles são conhecidos como EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B. Ambos funcionam perfeitamente.
O CAT6 é o cabo padronizado com par retorcido para Ethernet, considerado o cabo mais duro e menos flexível. As transmissões pelo CAT6 atingem velocidades de até 10Gbps em até 100 metros. Este cabo é indicado para empresas que dependem de grandes velocidades de transmissão e do mínimo de interferência.
Cat6: Mais rápido, mas nem sempre necessário
O cabeamento de categoria 6 é o próximo passo após o Cat5e, e inclui mais algumas melhorias. Ele tem especificações ainda mais rigorosas quando se trata de interferência, e é capaz de atingir velocidades de até 10 GB, em alguns casos.
Como fazer a instalação da fechadura?
Como referenciar artigo com 3 autores?
Como citar a Resolução 466 de 2012 ABNT?
Como reduzir orações subordinadas?
Como colocar anexo no trabalho ABNT?
Como resolver integrais parciais?
Como saber se a fonte do meu notebook é bivolt?
Como referenciar artigo em inglês ABNT?
O que uma mulher do signo de Libra gosta?
Como referenciar um artigo de revista online?
Como referenciar prova do Enem?
Como saber quando a mulher não te ama mais?
Qual a diferença entre a geometria angular e a linear?
Quando a depressão precisa de internação?
Quais são as infrações graves e gravíssimas de trânsito?