Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO, em 2003.
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
d) Bens Imateriais (intangíveis): São bens que não possuem matéria, ou seja, não podem ser tocados. Exemplo: marcas (Cola-Cola, Guaraná), patentes, direitos autorais, etc. São valores que a empresa tem a receber de terceiros, em decorrência de transações comerciais.
Atualmente, existem os seguintes bens imateriais brasileiros registrados no IPHAN: Oficio das Paneleiras de Goiabeiras, Arte Kusiwa Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Modo de Fazer Viola-de-Cocho, Oficio das Baianas de Acarajé, Jongo no Sudeste, ...
Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
29 curiosidades que você vai gostar
Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.
Para fins da presente Convenção são considerados como bens culturais, qualquer que seja a sua origem ou o seu proprietário: a) Os bens, móveis ou imóveis, que apresentem uma grande importância para o patrimônio cultural dos povos, tais como os monumentos de arquitetura, de arte ou de história, religiosos ou laicos, ou ...
Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.Samba de Roda do Recôncavo Baiano.Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi.Frevo.Círio de NazaréRoda de Capoeira.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade - A 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, em novembro de 2014, em Paris, a Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Estão na lista as expressões orais e gráficas do povo Wajãpis do Amapá, o samba de roda do recôncavo baiano, o ritual Yaokwa do povo enawenê-nawê, o frevo de Pernambuco, o Círio de Nazaré no Pará, a roda de capoeira e o Bumba Meu Boi do Maranhão.
Bens móveis são aqueles suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia sem que isso altere a sua substância ou destinação econômica. Exemplos de bens que podem ser transportados sem a perda das suas características, são: cadeira, eletrodomésticos, eletroeletrônicos automóvel, etc.
O que são bens imóveis? Bens imóveis são aqueles que estão vinculados ao solo e não podem ser removidos do seu lugar sem destruição ou dano à sua estrutura. Também podem ser chamados de bens de raiz. Edifícios, construções, terrenos e árvores são alguns exemplos.
Podem ser considerados patrimônios históricos culturais imateriais o idioma e os dialetos, a culinária, as festas populares, os rituais religiosos, os conjuntos de ditos populares, entre outros elementos. O frevo é uma festa popular de Olinda considerada patrimônio imaterial da humanidade.
Patrimônio imaterial do Brasil
O Brasil tem uma longa lista de bens imateriais que inclui saberes e práticas das cinco regiões do país. Esse patrimônio reflete a influência das diversas culturas que formaram a população brasileira, como a indígena, a africana e a portuguesa.
Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Saiba quais são os patrimônios imateriais do RioSítio Cultural de Ipanema.Banda de Ipanema.Obra Musical de Pixinguinha.Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos.Fotógrafo “lambe-lambe”Beco das Garrafas.Cordão da Bola Preta.Bossa Nova.
O ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem cultural inscrito no Livro de Registro dos Saberes, em 20 de dezembro de 2002.
11 patrimônios brasileiros que são bens culturais da humanidade da UnescoCidade Histórica de Ouro Preto. ... Centro Histórico de Olinda. ... Missões Jesuíticas Guarani – Ruínas de São Miguel. ... Santuário do Bom Jesus de Matozinhos – Congonhas. ... Centro Histórico de Salvador. ... Brasília. ... Centro Histórico de São Luís do Maranhão.
Do patrimônio cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato.
Assim, por força do artigo 14.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, consideram-se bens culturais os bens móveis e imóveis que representem testemunho material com valor de civilização ou de cultura, por serem portadores de um interesse cultural relevante (diz o artigo 2.º).
Exemplos de Bens MateriaisVestimentas.Museus.Teatros.Igrejas.Praças.Universidades.Monumentos.Obras de Arte.
- As obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; ... O patrimônio cultural pode ser classificado quanto à sua natureza, que pode ser material ou imaterial.
Exemplos de patrimônio material
museus, edifícios, igrejas e catedrais; fotografias, documentos e livros; roupas e elementos de vestuário.
Patrimônio, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Em outras palavras, é tudo o que alguém possui e deve. Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos.
Como colocar no currículo que concluiu o ensino médio?
Qual é a classe gramatical da letra E?
Qual essência para prosperidade?
O que sai mais barato colocar telhado ou laje?
Quais são os níveis e modalidades de ensino?
O que é a teoria do risco integral?
O que fazer para o leonino te perdoar?
Qual o transtorno psicótico é mais comum?
Quando o Barba Negra morre em One Piece?
Como deve ser realizada a coleta de produtos como amostragem?
Qual a importância da meiose para a genética e melhoramento de plantas e animais?
Quem julga o agravo de instrumento cível?
Em que consiste a intervenção psicopedagógica?