O que é um ato arbitrário?

Pergunta de Dinis Gabriel Soares Macedo em 30-05-2022
(13 votos)

Discrição é liberdade de ação dentro dos limites legais; arbítrio é ação contrária ou excedente da lei. Ato discricionário, portanto, quando permitido pelo Direito, é legal e válido; ato arbitrário é, sempre e sempre, ilegítimo e inválido. Referência: Direito Administrativo Brasileiro, São Paulo, Ed.

O que é arbitrariedade no Direito administrativo?

Arbitrariedade ocorre quando houver o desrespeito ao Direito e à Ordem Jurídica vigente. Esse desrespeito poderá se dar por ação ou omissão, quando o Estado ou algum de seus órgãos, agiu e a norma não permitia tal ação, ou quando era seu dever agir e não agiu, em discordância com a norma.


Qual a diferença entre discricionariedade e arbitrariedade?

A discricionariedade implica liberdade de atuação nos limites traçados pela lei e quando a administração ultrapassa esses limites a sua decisão passa a ser arbitrária e contrária à lei....

É característica do ato discricionário?

Ato discricionário é aquele praticado com liberdade de escolha de seu conteúdo, do seu destinatário, tendo em vista a conveniência e a oportunidade de sua realização.

O que é o ato discricionário?

Em contrapartida, é discricionário o ato quando a lei confere liberdade ao administrador para que ele proceda a avaliação da conduta a ser adotada segundo critérios de conveniência e oportunidade, mas nunca se afastando da finalidade do ato, o interesse público.

Ato discricionário X Ato arbitrário


24 curiosidades que você vai gostar

Quais são os atos discricionários?

Os atos discricionários são os que a administração pratica com uma certa liberdade na sua escolha, pois apesar de o ato estar previsto na lei, a mesma deixa uma margem quanto ao seu conteúdo, podendo a sua realização ser feita pela oportunidade e conveniência administrativa.

O que é o princípio da discricionariedade?

Discricionariedade é a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei, ou seja, a lei deixa certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas, porém, válidas perante o direito.

O que é um ato discricionário?

Significado de Discricionário

adjetivo [Jurídico] Dependente da decisão de uma autoridade competente. [Por Extensão] Sem regras nem limites: o poder discricionário do déspota. Relacionado com discrição, com a capacidade de decisão; em que há liberdade de escolha: ato administrativo discricionário.

Quais são as características do ato administrativo?

A doutrina administrativa brasileira apresenta cinco elementos que são essenciais aos atos administrativos são eles finalidade, competência, forma, objeto e causa. ... A finalidade do ato administrativo é a que o legislador indicar. Não cabe ao administrador escolher outra fora da norma, mesmo sendo do interesse público.



Outras questões

Será que os microrganismos são vilões ou heróis?

Qual site paga dinheiro de verdade?

Como fazer para tirar o tonalizante do cabelo?

É verdade que o Naruto namora com a Sakura?

O que é fixador de rena?

Quem é considerada a melhor cantora de todos os tempos?

Qual o melhor plano de saúde do Ceará?

Quais são os fundamentos do desenho?

Quem eliminou o Brasil na Copa do Mundo de 1986?

Quais são as principais características do movimento social?

Qual a função do comando rectangular array?

O que são argumentos objetivos?

O que é isométrico e Isotonico?

Quantas horas demora uma cirurgia ortognática?

Para que é indicado o meloxicam?

O que é o que é que Deus dá duas vezes?

Como fazer um bloco de neve?

Qual era a religião árabe antes do islamismo?

Pode passar Maizena na assadura?

Qual país mais utiliza o Instagram?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com