O que é um ato arbitrário?

Pergunta de Dinis Gabriel Soares Macedo em 30-05-2022
(13 votos)

Discrição é liberdade de ação dentro dos limites legais; arbítrio é ação contrária ou excedente da lei. Ato discricionário, portanto, quando permitido pelo Direito, é legal e válido; ato arbitrário é, sempre e sempre, ilegítimo e inválido. Referência: Direito Administrativo Brasileiro, São Paulo, Ed.

O que é arbitrariedade no Direito administrativo?

Arbitrariedade ocorre quando houver o desrespeito ao Direito e à Ordem Jurídica vigente. Esse desrespeito poderá se dar por ação ou omissão, quando o Estado ou algum de seus órgãos, agiu e a norma não permitia tal ação, ou quando era seu dever agir e não agiu, em discordância com a norma.


Qual a diferença entre discricionariedade e arbitrariedade?

A discricionariedade implica liberdade de atuação nos limites traçados pela lei e quando a administração ultrapassa esses limites a sua decisão passa a ser arbitrária e contrária à lei....

É característica do ato discricionário?

Ato discricionário é aquele praticado com liberdade de escolha de seu conteúdo, do seu destinatário, tendo em vista a conveniência e a oportunidade de sua realização.

O que é o ato discricionário?

Em contrapartida, é discricionário o ato quando a lei confere liberdade ao administrador para que ele proceda a avaliação da conduta a ser adotada segundo critérios de conveniência e oportunidade, mas nunca se afastando da finalidade do ato, o interesse público.

Ato discricionário X Ato arbitrário


24 curiosidades que você vai gostar

Quais são os atos discricionários?

Os atos discricionários são os que a administração pratica com uma certa liberdade na sua escolha, pois apesar de o ato estar previsto na lei, a mesma deixa uma margem quanto ao seu conteúdo, podendo a sua realização ser feita pela oportunidade e conveniência administrativa.

O que é o princípio da discricionariedade?

Discricionariedade é a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei, ou seja, a lei deixa certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas, porém, válidas perante o direito.

O que é um ato discricionário?

Significado de Discricionário

adjetivo [Jurídico] Dependente da decisão de uma autoridade competente. [Por Extensão] Sem regras nem limites: o poder discricionário do déspota. Relacionado com discrição, com a capacidade de decisão; em que há liberdade de escolha: ato administrativo discricionário.

Quais são as características do ato administrativo?

A doutrina administrativa brasileira apresenta cinco elementos que são essenciais aos atos administrativos são eles finalidade, competência, forma, objeto e causa. ... A finalidade do ato administrativo é a que o legislador indicar. Não cabe ao administrador escolher outra fora da norma, mesmo sendo do interesse público.



Outras questões

Pode tomar Apevitin com complexo B?

O que faz um engenheiro em produção?

Quantas vezes ao dia tomar ciprofloxacino?

Como ser um namorado mais fofo?

Como dar Allegra infantil?

Como hidratar o cabelo usando glicerina?

Como se cadastrar na jadlog?

Qual a maneira correta de tomar injeção Ciclovular?

Onde posso usar o orégano?

Como ser engraçado em um vídeo?

Qual a indicação de Cisteil?

Para que serve suplemento Aggression?

Como usar soro fisiológico e glicerina no rosto?

Como se deve pensar como um estrategista?

Porque grávida tomar Clexane?

Como usar fumaça em pó nos legumes?

Como ser feliz sem o amor da sua vida?

Qual a dosagem de Allegra Pediatrico?

Quantos dias tomar ciprofloxacino para infecção urinária?

Como usar fotos para decorar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com