Pronome - classe de palavras que substitui ou acompanha os substantivos. ... Artigo - classe de palavras que acompanham o substantivo de forma a determinar seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino). Na oração "uns" é um artigo indefinido plural, masculino.
Os pronomes distinguem-se dos determinantes porque, enquanto os determinantes vêm antes dos nomes, os pronomes vêm em vez dos nomes. Preposições: são palavras invariáveis que estabelecem ligação entre elementos da frase.
Chamamos de artigo a palavra variável, colocada antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número. O artigo é basicamente demonstrativo. Sua função sintática principal é de adjunto dos substantivos. É classificado como definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas).
Professor Diogo Arrais dá exemplo de quando "o" "a" "os" e "as" podem ser pronome demonstrativos. É possível que "o, a, os, as" possam ser pronomes demonstrativos, justamente quando equivalerem a "aquilo, aquele, aquelas, isso, essa etc.".
Dividem-se em retos, oblíquos e de tratamento. Os pronomes pessoais oblíquos referem-se ao objeto direto ou ao indireto, sendo átonos ou tônicos. São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.
Desde já, agradeço. O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.
Um desses casos é a diferença entre artigo e pronome. Antes de tratarmos da diferença entre um e outro, vamos relembrar o conceito de cada um deles, passando aos exemplos posteriormente. O que é um pronome pessoal?
Saber o que é um pronome, uma preposição, um artigo é tarefa fácil. O problema é quando uma mesma palavra pode exerce papéis diferentes. O "A", por exemplo, pode ser designado como artigo, preposição ou pronome. Para identificar a classe gramatical de uma palavra, tente o passo-a-passo abaixo.
A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito). Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador.
No uso de "os" acima, percebemo-los como pronomes demonstrativos. Em outras palavras: A vida é uma tragédia para aqueles que sentem e uma comédia para aqueles que pensam. Já como artigo definido, pode também fazer enorme diferença em um texto. Vejamos uma curiosa relação com o indefinido "todo":
Quais os tipos de irrigação na agricultura?
Como está o bebê com 8 semanas de gestação?
O que precisa para um bebê viajar de avião?
Qual vermífugo para verme do coração?
Como iniciar uma reunião no Teams?
Como o afrofuturismo serve ao contexto de enfrentamento ao racismo no mundo *?
Quanto custa ir para Praia Grande?
Como o cachorro sabe que seu dono está chegando?
Quantos litros de óleo caixa de marcha?
Como saber se o cão está feliz?
Como saber se o tamanho do óculos está correto?
O que marca o k-pop como algo único e garante o sucesso dele?
Como recuperar capacitor estufado?
Como o cacto consegue sobreviver no deserto?
Como saber qual plástico pode ir no microondas?
Qual a quantidade de comida para um bebê de 6 meses?
Qual bicho transmite a leishmaniose?