A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.
As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área.
Artigos de revisão não sistemática de literatura, também chamados de revisões narrativas ou integrativas, são artigos nos quais um determinado assunto é abordado, preferencialmente por autores com destacados conhecimento e produção relacionados, visando a apresentar uma revisão crítica do material já publicado.
Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; ... Já a revisão sistemática é o método utilizado na elaboração de uma pesquisa, sendo assim, o artigo a ser publicado.
Conforme o Cochrane (2006) a preparação e manutenção de uma revisão sistemática da literatura (RSL) envolve sete etapas: (i) formular o problema, (ii) localizar e selecionar os estudos, (iii) avaliar a qualidade dos estudos, (iv) coletar dados, (v) analisar e apresentar os resultados, (vi) interpretar os resultados e ( ...
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
A “revisão sistemática” é um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.
Partindo desse princípio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revisão sistemática da literatura. Trata-se de um tipo de investigação focada em questão bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DA REVISÃO SISTEMÁTICA NO TCC? Então, a revisão sistemática garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho. Em outras palavras, dá a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico e científico firme.
Dentro do campo de revisão sistemática existem dois tipos de revisão. São eles: A revisão bibliométrica faz todo o caminho da revisão sistemática. Ao final desse levantamento, o pesquisador apresenta os resultados de forma quantitativa.
Esse trabalho de revisão serve para mapear, compreender, esclarecer o que já foi dito até agora sobre o tema ou problema que você quer se debruçar na sua monografia, artigo científico ou mesmo como trabalho final.
Nesse sistema, é comum a utilização de gráficos para mostrar quantas publicações sobre o assunto foram realizadas por ano, quais autores produzem mais estudos sobre a temática ou quais são as instituições de ensino que mais realizam pesquisas sobre o assunto. A revisão bibliométrica serve para fazer o mapeamento sistemático da literatura.
Como fazer limpeza na gengiva em casa?
O que fazer quando o filho é chato?
Como desabilitar somente leitura no PowerPoint?
Como ocorre o acidente botrópico?
Como tirar o serviço de chamada?
Como podem ser classificados os artrópodes?
Como terminar com um namorado chato?
Como instalar o HTML5 no Chrome?
Como retirar siringomas do rosto?
Como se livrar do ressentimento?
O que fazer quando o status da impressora dá erro?
Como faço para tirar 2ª via do cupom fiscal?
O que fazer para se livrar de pensamentos perturbadores?
O que fazer para reduzir a conta de energia?
O que é bom para espinhas caseiro?
Qual a solução ideal para eliminar as lagartas?
Como acabar com manchas de foliculite na virilha?