O que é Ultratividade e retroatividade da lei?

Pergunta de Inês Andreia Nascimento em 31-05-2022
(33 votos)

Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada. Depreende-se do art.

O que é ultratividade da lei penal?

Ultratividade consiste na ação de aplicar uma lei (ou dispositivo de lei) que já foi revogada em casos que ocorreram durante o período em que esta estava vigente.


O que se entende por retroatividade e irretroatividade da lei?

A regra adotada pelo ordenamento jurídico é de que a norma não poderá retroagir, ou seja, a lei nova não será aplicada às situações constituídas sobre a vigência da lei revogada ou modificada (princípio da irretroatividade).

Pode ocorrer a ultratividade da norma no direito brasileiro exemplifique?

Ultratividade diz-se de uma lei quando ela é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência (vide revogação). Exemplo disso também ocorre no Direito das sucessões e nos contratos. ... Do contrário, se a lei anterior for a mais gravosa, ela não será ultrativa, ao contrário, a lei posterior é que retroagirá.

O que é Ultratividade maléfica?

No Brasil, o princípio da irretroatividade maléfica penal está garantido na Constituição Federal de 1988, a qual, em seu artigo 5º inciso XXXIX exige que: "Não há crime sem lei ANTERIOR que o defina, nem pena sem PRÉVIA cominação legal." ...

DIREITO PENAL - Retroatividade e Ultra-Atividade da Lei


30 curiosidades que você vai gostar

O que é a ultra atividade?

A ultra-atividade representa a possibilidade da aplicação de determinada lei penal mesmo após sua revogação. ... A retroatividade versa sobre a capacidade de determinada lei penal se aplicar a fatos anteriores a sua vigência. 3.1.2.1. Retroatividade e ultratividade da lei penal benéfica.

Qual a diferença da lei excepcional para a lei temporária?

Lei excepcional é aquela que visa atender a situações anormais da vida social (Fragoso, 2006, p. 126), enquanto a lei temporária aparece no sistema jurídico-penal já com a data do término de sua vigência previamente agendada (Busato, 2013, p. 129).

Quando ocorre a ultratividade da lei penal?

Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada.

O que é a lei intermediária?

Lei intermediária. A lei intermediária representa aquela que não era vigente ao tempo do fato e nem ao tempo do julgamento, porém, vigorou durante o processo criminal: ela surge no interregno de tempo entre o fato criminoso e o julgamento e prevalecerá, caso seja mais favorável, às demais leis.



Outras questões

Porque o aipim fica amargo depois de cozido?

Quem são as pessoas incapazes?

Como descrever um perfume?

Quais são os signos e as datas?

É possível engordar tomando água?

Quem esculpiu a estátua da liberdade?

Quem tem mais chance de ter queloide?

É possível confundir um feto com um mioma?

O que quer dizer Habibti?

Quantos quilômetros a fazer anda na reserva?

Qual a idade de Noé?

Como criar comando no discord?

Qual o melhor telefone hoje?

O que o extrativismo mineral pode provocar?

Quem é o skatista mais bem pago do mundo?

Como fica o acúmulo de pensão na nova previdência?

Como é calculado o retroativo do INSS?

O que é o csc do cartao de credito?

Em que a ideologia segundo Marx é uma distorção da realidade?

Qual é o final de Ariclenes em Ti-ti-ti?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com