Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada. Depreende-se do art.
Ultratividade consiste na ação de aplicar uma lei (ou dispositivo de lei) que já foi revogada em casos que ocorreram durante o período em que esta estava vigente.
A regra adotada pelo ordenamento jurídico é de que a norma não poderá retroagir, ou seja, a lei nova não será aplicada às situações constituídas sobre a vigência da lei revogada ou modificada (princípio da irretroatividade).
Ultratividade diz-se de uma lei quando ela é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência (vide revogação). Exemplo disso também ocorre no Direito das sucessões e nos contratos. ... Do contrário, se a lei anterior for a mais gravosa, ela não será ultrativa, ao contrário, a lei posterior é que retroagirá.
No Brasil, o princípio da irretroatividade maléfica penal está garantido na Constituição Federal de 1988, a qual, em seu artigo 5º inciso XXXIX exige que: "Não há crime sem lei ANTERIOR que o defina, nem pena sem PRÉVIA cominação legal." ...
30 curiosidades que você vai gostar
A ultra-atividade representa a possibilidade da aplicação de determinada lei penal mesmo após sua revogação. ... A retroatividade versa sobre a capacidade de determinada lei penal se aplicar a fatos anteriores a sua vigência. 3.1.2.1. Retroatividade e ultratividade da lei penal benéfica.
Lei excepcional é aquela que visa atender a situações anormais da vida social (Fragoso, 2006, p. 126), enquanto a lei temporária aparece no sistema jurídico-penal já com a data do término de sua vigência previamente agendada (Busato, 2013, p. 129).
Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada.
Lei intermediária. A lei intermediária representa aquela que não era vigente ao tempo do fato e nem ao tempo do julgamento, porém, vigorou durante o processo criminal: ela surge no interregno de tempo entre o fato criminoso e o julgamento e prevalecerá, caso seja mais favorável, às demais leis.
Qual a diferença entre escoamento não uniforme e escoamento transitório?
Como se proteger da queda de um avião?
Quais os tipos de tecido adiposo e suas funções?
Qual pacote Office Comprar 2021?
Qual é o maior grupo da atualidade?
Qual o desembargador mais novo do Brasil?
Quais são os grãos mais produzidos no Brasil?
O que é subjetividade exemplo?
O que escrever na avaliação de um estagiário?
O que é considerada uma rodovia?
Como devolver brilho Zirconia?
Qual a importância do meio ambiente para a saúde?
O que foi o positivismo e qual sua relação com a sociologia?