Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada. Depreende-se do art.
Ultratividade consiste na ação de aplicar uma lei (ou dispositivo de lei) que já foi revogada em casos que ocorreram durante o período em que esta estava vigente.
A regra adotada pelo ordenamento jurídico é de que a norma não poderá retroagir, ou seja, a lei nova não será aplicada às situações constituídas sobre a vigência da lei revogada ou modificada (princípio da irretroatividade).
Ultratividade diz-se de uma lei quando ela é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência (vide revogação). Exemplo disso também ocorre no Direito das sucessões e nos contratos. ... Do contrário, se a lei anterior for a mais gravosa, ela não será ultrativa, ao contrário, a lei posterior é que retroagirá.
No Brasil, o princípio da irretroatividade maléfica penal está garantido na Constituição Federal de 1988, a qual, em seu artigo 5º inciso XXXIX exige que: "Não há crime sem lei ANTERIOR que o defina, nem pena sem PRÉVIA cominação legal." ...
30 curiosidades que você vai gostar
A ultra-atividade representa a possibilidade da aplicação de determinada lei penal mesmo após sua revogação. ... A retroatividade versa sobre a capacidade de determinada lei penal se aplicar a fatos anteriores a sua vigência. 3.1.2.1. Retroatividade e ultratividade da lei penal benéfica.
Lei excepcional é aquela que visa atender a situações anormais da vida social (Fragoso, 2006, p. 126), enquanto a lei temporária aparece no sistema jurídico-penal já com a data do término de sua vigência previamente agendada (Busato, 2013, p. 129).
Ultratividade- aplica-se a lei revogada aos fatos praticados ao tempo de sua vigência, desde que seja ela mais benéfica ao réu do que a lei revogadora. Retroatividade- aplica-se a lei revogadora aos fatos praticados antes de sua vigência, desde que ela seja mais benéfica do que a lei revogada.
Lei intermediária. A lei intermediária representa aquela que não era vigente ao tempo do fato e nem ao tempo do julgamento, porém, vigorou durante o processo criminal: ela surge no interregno de tempo entre o fato criminoso e o julgamento e prevalecerá, caso seja mais favorável, às demais leis.
Qual foi o principal objetivo da revolução industrial?
Quanto tempo demora para chegar no Sedex 10?
O que acontece se limpar o armazenamento do WhatsApp?
Pode deixar o carregador na tomada sem estar carregando?
Quantos quilos de cobre tem um rolo de fio?
Qual era do serviço social busca romper com uma visão endógena Focalista dentro dos muros internos?
Quantos graus o pinguim aguenta?
Como o conceito de pulsão integra a metapsicologia freudiana?
Porque os psicopatas se casam?
Como podemos reduzir os impactos ambientais causados pela agricultura?
Quais são os exemplos de globalização?
Quando foi sancionada a lei que leva o nome Lei Maria da Penha?
O que são os materiais biodegradáveis?
Quais são os nomes dos mares abertos?
Quantos FPS roda o Xbox One Warzone?
Qual o valor do salário de um enfermeiro do Samu?
Quais os princípios da administração científica de Taylor?