O CONCEITO DE PULSÃO (TRIEB) NA METAPSICOLOGIA FREUDIANA. No artigo A pulsão e seus destinos, Freud indica que “a pulsão tem origem no corpo, considerada como um estímulo para o psíquico, algo que, de fora, exige um trabalho do aparelho psíquico levando-o a funcionar” (FREUD, 1996b, p. 129).
Costuma-se referir ao conceito de pulsão (Trieb) como aquele que designa o limite entre o somático e o psíquico, um conceito-limite ou conceito fronteiriço que, por alguns aspectos, assemelhar-se-ia à noção de instinto (Instinkt), mas, que, por outros, distinguir-se-ia radicalmente deste.
Na sua obra Pulsões e Destinos das Pulsões, de 1915 Freud expõe de maneira sistemática esta sua primeira teoria das pulsões. Define a pulsão como um conceito de fronteira entre o psíquico e o somático. ... Sigmund Freud afirmou que as pulsões possuem quatro elementos: a pressão, o alvo, o objeto e a fonte.
O cerne da metapsicologia nessa segunda tópica é o capítulo seguinte, O eu e o isso (1923), onde são destacados os dois sentidos de inconsciente presentes no texto (latente e recalcado) e o Eu é compreendido como emergente do Isso, como o desenvolvimento de uma projeção de uma superfície do corpo (nota ao pé da página ...
A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt. A fonte (quelle) é o lugar a partir do qual o estímulo pulsional tem sua origem.
41 curiosidades que você vai gostar
Quatro conceitos auxiliares servem para caracterizar o primeiro conceito freudiano de pulsão: fonte, pressão, alvo e objeto. A fonte ("Quelle") da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão.
As pulsões têm dois tipos de representantes, os afetos e as representações. O destino da energia associada à representação é sempre a mesma: a pulsão é redimida, não tem o suporte da energia ou então tendo sido recalcada a representação, a energia manifesta-se através do afeto ou este transforma-se em angústia.
A metapsicologia freudiana compõe-se, então, dos seguintes textos: Uma introdução ao narcisismo, As pulsões e seus destinos, O recalcamento, O inconsciente e Luto e melancolia. Eles explicitam a concepção de Freud da chamada primeira tópica, em que o modelo econômico tem uma ênfase especial.
Em Psicanálise esse esforço recebeu o nome de Metapsicologia que compreende necessariamente três aspectos: tópico, dinâmico e econômico. dualismo pulsional e da Pulsão de Morte em Além do Princípio do Prazer (1920) iniciando um processo teórico denominado segunda tópica.
A Segunda Tópica de Freud: teoria estruturalID;EGO;e SUPEREGO.
Teoria das Pulsões
1ª Etapa > divide-se em pulsões de auto-observação (fome) e conservação da espécie (sexualidade). As pulsões sexuais se apoiam nas funções de auto-conservação para sua descarga e extravasamento. 2ª Etapa > seria uma etapa de evolução libidinal. Valoriza mais o lugar para onde se dirige a libido.
Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.
substantivo feminino [Sinonímia] de impulsão. Psicanálise Impulso instintivo das tendências fisiológicas: pulsão sexual.
A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
Quais os três usos do termo Psicanálise?1° uso: Um estudo sobre o ser humano.2° uso: Análise da ciência e cultura.3° uso: Método de análise e terapia do sujeito/paciente.Análise imutável da realidade.Determinante, mas não limitante.Benefícios da terapia. ... Aplicação e transformação.
Entendida como "teoria dos processos psíquicos inconscientes", a Metapsicologia abriga em seu cerne a suposição da existência daquilo mesmo a que se voltam os esforços da clínica psicanalítica, daquilo que a caracteriza como tal: a suposição de uma atividade psíquica não perceptível.
O que obrigou Freud a fazer mudanças significativas na sua teoria metapsicológica, inicialmente apresentada no capítulo 7 de A interpretação dos sonhos, foram os problemas clínicos que não podiam ser tratados de maneira adequada por esse primeiro modelo.
O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.
Na primeira tópica de Freud, o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Segundo Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo aquilo de que estamos cientes num dado momento.
A primeira tópica também é conhecida como “modelo topográfico”. É o conteúdo ausente da consciência em um dado momento. É o sistema que organiza os fenômenos psíquicos que não podem, em um dado momento, ficar acessíveis à consciência. Seus conteúdos são carregados de libido, a pulsão sexual.
Algumas pulsões parciais, como a escopofilia, o sadismo, o exibicionismo e a de conhecer) independem de zonas erógenas. A sexualidade é composta por vários tipos de pulsões, cada uma ligada a uma determinada fonte, são as chamadas “pulsões parciais”.
– Um instinto inicia a necessidade da ação, sem predeterminar qual ação e qual é a sua força. Ele só sabe que precisa fazer alguma coisa; – Uma pulsão tem a função de realizar um desejo, de causar prazer, por meio de um objeto representante (afeto ou ideia);
A pulsão de vida e a pulsão de morte designam movimentam naturais para o limiar da existência. Enquanto a outra se inclina à preservação, a outra faz o caminho oposto, de modo a erradicar uma existência. A todo o momento cada uma dá sinais de assumir o controle, desde ações mais simples ou eventos determinantes.
Possui duas características essenciais: “a sua origem em fontes de estimulação dentro do organismo e seu aparecimento como força constante” (FREUD, 1996b, p. 129). A pulsão não tem origem no psíquico, é importante esclarecer que sua gênese é somática, isto é, a fonte da pulsão é o corpo.
Punção ou pulsão?As duas formas – punção e pulsão – existem na Língua Portuguesa. ... Punção é uma ferramenta que consiste numa haste metálica que serve para abrir, lavrar materiais duros.
O que são expressões artisticas?
Qual é a melhor internet do Brasil?
Quanto custa para casar no cartorio?
Qual a idade de José quando se casou com Maria?
Quanto tempo dura o efeito do laxante no organismo?
Quanto tempo deixar o tonalizante no cabelo?
Quanto tempo o thc fica no sangue?
Quais são as 7 etapas do Design Thinking?
Qual a importância de um esquema tático durante um jogo?
Qual foi a batalha mais importante da Guerra do Paraguai?
Quais os sintomas de uma crise de labirintite?
Qual é a língua estrangeira mais fácil do Enem?
O que é uma planta de situação?
Quanto tempo demora uma partida de lol?