A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença que se caracteriza pela formação aguda de trombos que acometem as veias profundas dos membros, acarretando obstrução parcial ou total1-3.
A trombose arterial costuma ser mais grave do que a venosa, pois impede a chegada do oxigênio às células provocando nelas o infarto com necrose (morte tecidual).
A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.
Sinais e sintomas de tromboseInchaço na região em que se formou o coágulo;Vermelhidão e calor no local afetado;Dor ou sensação de peso;Rigidez da musculatura.
Os coágulos sanguíneos de trombose venosa profunda podem ser causados por qualquer obstrução que impeça o sangue de percorrer seu fluxo ou coagular naturalmente, como lesão de uma veia, cirurgias, determinados medicamentos e imobilidade.
40 curiosidades que você vai gostar
Teste de online de sintomas1.Dor repentina em uma das pernas que piora ao longo do tempo. ... 2.Inchaço em uma das pernas, que vai aumentando. ... 3.Vermelhidão intensa na perna afetada. ... 4.Sensação de calor ao tocar na perna inchada. ... 5.Dor ao tocar na perna. ... 6.Pele da perna mais dura que o normal.
Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.
“Os principais sintomas são dor, inchaço e sensação de peso nas pernas”, diz Francisco Osse. Algumas pessoas notam alterações na coloração da área afetada, que pode ficar mais arroxeada ou avermelhada.
Trombose venosa profunda é uma doença grave que pode trazer complicações a curto ou longo prazo. Alguns sintomas incluem edema, dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.
Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.
Os sinais de melhora da trombose surgem alguns dias após o início do tratamento e incluem a diminuição da vermelhidão e da dor. O inchaço da perna pode demorar algumas semanas até reduzir, podendo ser maior ao final do dia.
O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.
Em geral, após o tempo de tratamento, de 3 a 6 meses.
A doença se manifesta quando ocorre a formação de coágulos potencialmente fatais nas artérias ou veias. Os coágulos de sangue, normalmente, ocorrem nas veias da perna (trombose venosa profunda, que podem se fragmentar e chegar através da circulação até os pulmões e causar embolia pulmonar.
Além dos sintomas de dor e edema no membro, a TVP pode desprender pequenos ou grandes fragmentos de trombos, que ao caírem na circulação, embolizam e vão causar a embolia pulmonar, que pode ser fatal. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante, assim como o acompanhamento médico em caso de suspeita de TVP.
As tromboses arteriais são aquelas que ocorrem na circulação arterial, que transporta o sangue oxigenado nos pulmões para os tecidos. Já as tromboses venosas comprometem a parte da circulação (veias) que transporta o sangue que já deixou o oxigênio nos tecidos, de volta para os pulmões para um novo ciclo de oxigenação.
“Manter-se no peso ideal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e evitar os fatores de risco conhecidos são os pilares da prevenção de qualquer doença e com a trombose não é diferente”.
No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas. Após esse período são liberadas atividades leves. Procure um Angiologista para avaliação e esclarecimento de dúvidas.
O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.
Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.
Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local.
Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.
Trombose Venosa Profunda: como diagnosticar?Sinal de Homans – caracterizada por dor ou desconforto na panturrilha após dorsiflexão passiva do pé.Sinal da Bandeira – menor mobilidade da panturrilha quando comparada com o outro membro.Sinal de Bancroft – dor à palpação da panturrilha contra estrutura óssea.
A TVP pode ser identificada por dois sinais: o de Homans que consiste na dorso-flexão do pé sobre a perna onde o doente vai referir dor na massa muscular na panturrilha e o de Bandeira onde é identificado edema muscular pela palpação da massa muscular dando menor mobilidade à panturrilha que fica empastada.
Teste de dímero-D.
Este teste mede uma substância no sangue que é liberada quando um coágulo de sangue se dissolve. Se o teste mostrar altos níveis da substância, você pode ter um coágulo de sangue na veia profunda. Se o seu teste é normal e você tem poucos fatores de risco, a TVP não é provável.
O que altera a hemoglobina glicada?
Qual o rito da ação anulatória?
O que causa coma Mixedematoso?
Como baixar o Play Store para o notebook?
Pode colocar cerâmica na parede da sala?
Como mudar o piso da casa sem ter que quebrar?
Como revestir a fachada da casa?
O que fazer para corrigir a confusão de bico?
Como fazer a reversão de tilápia?
Como curar um trauma do passado?
Como colocar laminado em móveis?
Quanto tempo para reverter diabetes?
Como acabar com a impotencia psicológica?