(Tromboflebite superficial) A trombose venosa superficial é a inflamação e coagulação em uma veia superficial, geralmente nos braços ou nas pernas. A pele sobre a veia se torna avermelhada, inchada e dolorida.
É raro que a trombose venosa superficial cause complicações graves e desencadeie embolia. Classicamente, os pacientes desenvolvem um cordão indurado superficial, geralmente sensível ou doloroso, contíguo à veia superficial normal palpável. A pele sobrejacente é geralmente quente e eritematosa.
Inchaço na região em que se formou o coágulo; Vermelhidão e calor no local afetado; Dor ou sensação de peso; Rigidez da musculatura.
A tromboflebite acontece devido a alterações na coagulação sanguínea, acontecendo com maior frequência em pessoas que possuem varizes, movimentam pouco as pernas, ficam muito tempo sentadas ou possuem doenças que interferem na circulação sanguínea, como trombofilia, câncer ou infecção generalizada, por exemplo.
Trombose arterial
É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria. Quando a trombose arterial ocorre nas artérias coronárias pode causar um ataque cardíaco no indivíduo. Quando isso acontece na circulação cerebral, pode causar acidente vascular cerebral ou falta de oxigênio para outros órgãos.
21 curiosidades que você vai gostar
Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.
O tratamento da tromboflebite superficial é feito com: anti-inflamatórios por 7 a 10 dias; elevação dos membros inferiores; manter-se ativo (encorajar o paciente a caminhar; o repouso absoluto é contraindicado);
Na maioria das vezes, a trombose venosa superficial desaparece sozinha. A aplicação de compressas mornas e a administração de um analgésico, como aspirina ou outro medicamento anti-inflamatório não esteroide.
A tromboflebite (ou apenas flebite) acontece quando o sangue coagula em uma veia do sistema venoso superficial. Ou seja, é uma trombose venosa superficial.