Os cuidados paliativos são realizados quando o tratamento curativo não está mais atuando, ou seja, quando deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do tumor. Os cuidados paliativos podem ser realizados na casa do paciente, em um hospital ou unidade de saúde, ou em um hospice.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da ...
Entretanto, às vezes, é necessário fazer uma estimativa do tempo de vida que provavelmente resta à pessoa. Por exemplo, os cuidados paliativos geralmente exigem o prognóstico médico de menos de seis meses de vida.
As pacientes internadas num hospice podem viver mais de seis meses e os cuidados paliativos não são interrompidos. Embora o tratamento contra o câncer seja interrompido quando se iniciam os cuidados paliativos, tratamentos para melhorar a qualidade de vida e aliviar os sintomas continuam.
Cuidados Paliativos são indicados para todos os pacientes (e familiares) com doença ameaçadora da continuidade da vida por qualquer diagnóstico, com qualquer prognóstico, seja qual for a idade, e a qualquer momento da doença em que eles tenham expectativas ou necessidades não atendidas.
22 curiosidades que você vai gostar
A equipe de cuidados paliativos é composta por médicos, equipe de enfermagem, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, dentista e capelania.
Além do controle dos sintomas físicos, o tratamento paliativo também inclui todo apoio do ponto de vista psicológico como depressão, ansiedade, angústia, abordagem sobre as necessidades existenciais e espirituais de cada um, além de tentar atender as demandas sociais de toda a rede de apoio familiar.
Dor.Falta de ar.Problemas do trato digestivo.Incontinência.Úlceras de pressão.Fadiga.Depressão e ansiedade.Confusão e perda da consciência.
Tem a dor física, que pode resultar em falta de ar, fadiga, náuseas, falta de apetite, além de outras dores muito fortes no corpo. E a dor emocional, que gera o medo, a ansiedade, a depressão. Se olharmos na origem da palavra, paliativo deriva do latim “pallium”, que significa “manto” ou “cobertor”.
Qual é o país com a melhor comida do mundo?
Pode pescar de anzol na piracema?
Quem pode participar da Copa do Nordeste?
Qual laranja é mais doce pera?
Quais foram as ideias positivistas de Auguste Comte?
O que fazer quando se tem uma sogra ruim?
Qual essência usar no banheiro?
Quanto tempo dura o efeito do botox?
Como evitar infecção cruzada em odontologia?
O que é contratação direta por dispensa de licitação?
Quantos domingos seguidos posso trabalhar 2021?