Os verbos transitivos diretos-indiretos são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos:
"No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres."
objeto direto: roupa e comida
objeto indireto: aos pobres
"A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…
O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.
Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: ... Objeto direto: meu bolo predileto) Ganhei flores.
22 curiosidades que você vai gostar
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.
Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa.
Verbos que não precisam de complemento
Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.
verbo transitivo indireto Atingir algo ou alguém, geralmente com força: bateu com o copo na cabeça dele. [Figurado] Ir ter a: foi bater num lugar deserto. [Popular] Furtar: bateram-lhe a carteira.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres."
Resposta: Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares.
Significado de Bate
substantivo masculino Variação de batimento. ... substantivo masculino Raqueta com cabo, própria para receber a bola, em certos jogos.
O verbo transitivo indireto é aquele que necessita da mediação de uma preposição para se ligar ao seu objeto. Seu complemento é o objeto indireto. Neste artigo, explicamos como se dá a relação de transitividade indireta além de ensinarmos ferramentas de identificação dessa relação na análise sintática.
O verbo fazer é maioritariamente um verbo transitivo direto, estabelecendo regência verbal sem a presença de uma preposição (fazer o quê? ou fazer alguma coisa): Vou fazer uma sobremesa.
Os principais verbos intransitivos são:Verbo nascer;Verbo morrer;Verbo viver;Verbo voltar;Verbo chegar;Verbo andar;Verbo chorar;Verbo cair;
Significado de Precisar
verbo transitivo indireto e transitivo direto Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. verbo intransitivo Não ter dinheiro; estar pobre: o prefeito tem o dever de cuidar daqueles que precisam.
Conjugação do verbo “ter”
As palavras em questão tem coisas uma coisa em comum: as formas conjugadas do verbo ter no presente do indicativo. Entretanto, estão conjugadas em diferentes pessoas. Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.
Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja. ... Este complemento é ligado ao Verbo por meio da Preposição “de”.
Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento por meio de preposição. Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto.
QUER DIZER QUE FICAMOS ASSIM: ESCREVEU, NÃO LEU, cacete no jornalista.
O mesmo que tocar punheta, ou bater punheta. Você viu a capa da Playboy de hoje? Tá muito massa. Quando chegar em casa vou tocar uma pra ela.
VTI=são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.
São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...
Existem vários tipos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, virar (no sentido de "tornar-se"), andar (não no sentido de "caminhar" e sim no sentido de "por", "encontrar-se"; por exemplo, "João anda meio triste ultimamente"), ficar, encontrar-se, viver, etc.
As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
Como funciona o efeito magnético?
Quais as principais características e etapas do gerenciamento de projetos?
Qual é o nome mais procurado no Google?
O que é ser uma pessoa solidária?
Qual é o mecanismo de ação das penicilinas?
Qual conservante usar no brigadeiro?
O que é infinitivo pessoal e infinitivo impessoal?
Quantos ml de tinta vai no cartucho HP 667 XL?
O que significa dizer que uma característica é hereditária?
Quando haverá a decisão de impronúncia?