Predicação verbal ou transitividade verbal é a relação de dependência entre o verbo e seus complementos.
A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.
Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.). Veja como identificar essa transitividade nas orações: Verbo transitivo direto.
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.
Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…
...
Verbo transitivo diretoLer a receita.Ler o livro.Ler a notícia.
15 curiosidades que você vai gostar
Verbos que não precisam de complemento
Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.
Significado de Estar
verbo transitivo indireto Padecer ou sofrer (quando utilizado com a preposição "com"): ela está com tuberculose; os passageiros estavam com medo. Permanecer, durante um tempo, em determinado momento ou lugar: estamos em greve; o presidente nunca esteve em Madrid.
Assim, podemos dizer que os nomes “acesso”, “obediente” e “longe” são nomes transitivos, os quais exigem o termo complemento nominal.
No sentido de “ajudar, prestar assistência ou socorro, tratar”, o verbo assistir é transitivo direto, isto é, seu complemento não é precedido por preposição: Assistiu a doente assim como assiste muitas pessoas necessitadas.
O verbo ver atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto, estabelecendo regência com um objeto direto, sem a presença de preposições. Apesar disso, em algumas situações pode atuar como verbo intransitivo, transitivo direto e indireto e transitivo indireto.
Significado de Escutar
verbo transitivo direto Ouvir com atenção e ter a consciência do que está ouvindo: ouviu a conversa, mas não quis saber. Dar atenção a algo ou a alguém; estar atento: ouviu todas as suas reclamações.
Quando tem sentido equivalente a “ajudar”, é VTD. Quando tem sentido equivalente a “morar”, é VTI com regência da preposição “em”. Quando tem sentido equivalente a “ver”, é VTI com regência da preposição “a”.
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite (ou transita) a outros termos da oração que atuam como seus complementos (os objetos).
Além disso, podemos observar que, dependendo do sentido, o verbo assistir possui uma diversidade de regência em cada caso acima: (1) – é verbo transitivo direto. (2) – é verbo transitivo indireto. (3) – é verbo intransitivo.
O verbo “assistir” será usado indiferentemente como transitivo direto ou indireto quando empregado no sentido de “ajustar”, “prestar assistência”, “socorrer”.
Quando o verbo assistir significar “oferecer assistência; ajudar, acompanhar”: Como Verbo Transitivo Direito: o médico assiste o paciente. Como Verbo Transitivo Indireto: o médico assiste aos pacientes. Como Verbo Intransitivo: o médico assiste diariamente.
É um termo preposicionado que indica o elemento ao qual se destina ação verbal. Completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Exemplos de objeto indireto: O filho não obedeceu ao pai.
Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.
Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).
O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.
A flexão no tempo presente foi mantida, logo, o correto é o verbo “está”.
Resposta: Sim. Estar é um verbo de estado.
Os verbos transitivos podem ser diretos, indiretos ou diretos e indiretos.Verbos transitivos diretos. Os verbos transitivos diretos são aqueles que vêm com complemento ligado ao verbo de forma direta, sem preposição obrigatória. ... Verbos transitivos indiretos. ... Verbos transitivos diretos e indiretos.
Exemplos de frases com verbos intransitivos:
Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.
Como analisar volume de ações?
Como utilizar cafeteira modelo versa?
Como emagrecer até o final do ano?
Como trabalhar com massa cerâmica?
Como utilizar a lanceta Medisafe?
Como usar o kit longo dos sonhos?
Pode levar celular para praia?
Como melhorar qualidade de texto Photoshop?
Como melhorar a minha relação com a minha mãe?
O que é preciso para lavrar uma escritura?
Como melhorar qualidade da Live no Youtube?
O que melhorar em uma recepção?