Chamamos de prosa os textos escritos de forma corrida, organizados em parágrafos, cuja intenção é, grosso modo, a exposição de uma ideia, de fatos ou de uma história. Livros de contos de fada, de ficção ou não ficção, jornais, cartas e e-mails são exemplos de textos em prosa.
Características da prosa
Para transformar um poema em prosa basta reescrever aquilo que o poema contém em forma de uma narrativa, uma história, com um começo, um meio e um fim, e cujo objetivo maior não é organizar as palavras em formas pré-definidas, mas sim transmitir informações.
Prosa é o nome do recurso literário caracterizado pela exposição do pensamento de forma objetiva, em parágrafos diretos, com linguagem denotativa dispensando ambiguidades e sentidos figurados. ... Assim, a prosa contrapõe-se à estrutura do verso e ao conteúdo da poesia.
Sobre literatura, gênero e estilo literários, pode-se dizer que: ( ) tanto no verso quanto na prosa pode haver poesia. ( ) todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que caracteriza suas manifestações culturais, constituindo o estilo da época.
A linguagem predominante em cada tipo de texto também tem diferença. A prosa costuma usar o discurso livre e direto, e a poesia, a subjetividade e a linguagem de maneira estética.
Prosa e Poesia São ambos estilos literários distintos e opostos. Enquanto a prosa dispensa o uso de uma estrutura harmoniosa, com o uso de ritmos, versos e estrofes, por exemplo, a poesia é composta por todos estes elementos.
Normalmente, os textos em prosa mostram imagens concretas, sem o uso de metáforas. Em geral, este tipo de texto emprega uma linguagem denotativa conotativa. O texto em prosa não apresenta divisões rítmicas, métricas ou aliterações. Ele é um texto que pode ser compreendido como o oposto da poesia. A prosa pode ser narrativa ou demonstrativa.
Entre os principais exemplos de prosa poética na obra da literatura brasileira está “ Grande Sertão Veredas ”, de João Guimarães Rosa. “ Lavoura Arcaica ”, de Raduan Nassar, também é listado pela Academia Brasileira de Letras como um dos exemplos mais singulares da prosa poética.
Já no segundo, enquadram-se os textos didáticos e oratórios, como as cartas, ensaios, pesquisas, etc. Também existem outros tipos de prosa, como a prosa argumentativa, a prosa dramática, a prosa informativa e a prosa contemplativa.
Qual é a escala de um enfermeiro?
O que é considerado milionário no Brasil?
Porque ficamos com a marca da vacina?
O que assistir quando não se sabe o que assistir?
Qual é a enfermagem pediátrica?
Para que serve selênio cromo e zinco?
Qual foi o maior exército de todos os tempos?
Como tratar água de piscina passo a passo?
O que eu posso fazer com uma caixa de sapato?
Qual a relação entre lixo e saúde?
Quanto à empresa pode dar de adiantamento salarial?