A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.
As tendências liberais são aquelas que não vão questionar a sociedade vigente na lógica de sociedade capitalista. Daí vem a nomenclatura liberal, que é resultado da figura de um laço entre a sociedade capitalista e o movimento neoliberal econômico, na visão de Libâneo.
Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
Na Pedagogia Liberal Tradicional, há a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Há a exposição e demonstração verbal da matéria.
Pedagogia Liberal Renovada Progressivista
Com isso, surgiram novas tendências pedagógicas. Também conhecida como Pragmatista, a Pedagogia Renovada Progressivista defende a ideia da autoaprendizagem, basicamente, de que o aluno tem de aprender a aprender, ou seja, aprender fazendo.
18 curiosidades que você vai gostar
Existem 4 tendências pedagógicas liberais, vamos conhece-las.Tradicional. ... Liberal renovada progressivista. ... Liberal renovada não-diretiva. ... Tecnicista. ... Progressista libertadora. ... Progressista libertária. ... Progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica.
O professor é o condutor deste processo, uma Ariadne educacional, enquanto o meio ambiente atua como a necessária motivação dos alunos para seguir na direção do conhecimento. É comum encontrar, nas escolas que adotam esta corrente pedagógica, o mestre transitando entre alunos que atuam sozinhos ou em grupo.
A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.
É aquele que transmite conhecimentos aos estudantes, pois é o detentor do saber.
Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.
Outras modalidades da pedagogia liberal são a Escola Nova Diretiva e Não Diretiva. A primeira tem por objetivo a valorização de aspectos afetivos e atitudes –– por isso, se preocupa com participação do aluno e os conhecimentos que ele traz.
Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões que podem ser resumidas na necessidade de reacomodação da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa).
Fundamentada nas ideias iluministas, a Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje. Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa.
Fundamentada nas ideias iluministas, a Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje. Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa.
Segundo Kotler (2000), uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção. As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos e muitos outros.
6) Por que as tendências liberais são tendências acríticas? Porque critica o método e a ação da escola perante a sociedade. Porque ela é cética quanto às mudanças relacionadas à escola e a sociedade. Porque não visam a transformação da sociedade e sim a manutenção do status quo da sociedade.
Então o papel da escola tradicional é justamente fazer com que o aluno cresça pelo próprio mérito a partir do professor que repassa a eles todo o conhecimento obtido pela humanidade, de uma forma extremamente mecânica, fria e crua, e de uma forma generalizadora na qual as particularidades são eram respeitadas, alunos ...
As habilidades do futuro que devem ser desenvolvidas pelas crianças no ensino fundamentalCriatividade.Capacidade de solução de problemas.Liderança.Comunicação.Pensamento Crítico.-Trabalhar em equipe.Adaptabilidade.Saber acessar informações.
O papel social da escola, de acordo com a tendência pedagógica renovada progressivista, é promover a adequação das necessidades individuais do aluno ao meio social em que vive. Desta forma, a escola necessita se estruturar e se organizar de forma a reproduzir a vida como ela é no seu cotidiano.
Esta vertente leiga da Pedagogia Tradicional mantém a visão essencialista do homem, não entendida como criação divina, mas sim aliada à noção da natureza humana.
Para cumprir seus princípios, a pedagogia escola novista entende que, na relação professor-aluno, "não há lugar privilegiado para o professor; antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança; intervém-se, é para dar forma ao raciocínio dela." (Libâneo, 1994, p. 58).
O movimento Escolanovista acredita que a educação é o mais importante elemento para a construção de uma sociedade fundada em ideais democráticos, justos e com igualdade de oportunidades.
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
De maneira geral, as tendências pedagógicas podem ser classificadas em duas grandes linhas de pensamento: liberal e progressista. Elas servem como apoio para a prática de ensino e devem ser utilizadas para o aperfeiçoamento da docência, de acordo com cada situação e contexto.
Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista, fruto de uma etapa recente da Educação Física. São elas; abordagem desenvolvimentista, interacionista-construtivista, crítico-superadora e sistêmica.
Qual é a matéria prima de frutas?
Quais são as três características das leis?
É só ladeira abaixo ou a baixo?
Quando encaminhar para centro de queimados?
O que pode causar trombose na perna?
Como clarear betume na madeira?
Quais os alimentos que mais inflamam o corpo?
Como calcular água do telhado?
Qual é a melhor seguradora de veículos?
Quando é cabível o recurso ordinário no processo do Trabalho?
Quantos anos tem o Bryce Hall?
Qual o substantivo de solidão?
Quais são os tons quentes e frios?
É possível citação por hora certa no Juizado Especial Cível?
Qual prazo para renovar CNH 2022?
Como iniciar um e-mail sem bom dia?
De quem é a responsabilidade de divulgar a Política nacional de promoção da saúde?
Qual a importância do SUS para o atendimento à população carente?