O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo ...
Muitas pessoas pensam que o temor é ter medo de Deus, é se esconder dEle, como se Ele fosse um “carrasco” que vai sair correndo atrás delas, mas não é nada disso. O temor do Senhor é o respeito para com Ele. ... A Palavra de Deus em Provérbios 9.10 também nos diz que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.
De acordo com o dicionário “temor” é um substantivo masculino da língua portuguesa, usado para definir o ato ou efeito de temer, ou seja, o medo, receio, pavor ou terror de algo ou alguma coisa. ... O medo é uma manifestação de nosso instinto fundamental de conservação.
Temor a Deus refere-se ao medo ou um sentimento de respeito, reverência e submissão a uma divindade. Pessoas adeptas a religiões monoteístas podem temer julgamento divino, o inferno ou a onipotência de Deus.
Fazer uma reverência a Deus, de acordo com algumas doutrinas religiosas, e como dito anteriormente, significa pôr-se numa posição de obediência e compromisso. As reverências também são muito comuns em países que seguem regimes monárquicos, ou seja, onde há a presença de uma aristocracia e nobreza.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Como exemplo, cito Provérbios 1.7 que diz que “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” . No texto de Atos 9. 31 vemos que “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”
“O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço” (Provérbios 8. 13) Assim, o temor de Deus é como o oxigênio para a vida do discípulo.
Como os crentes temem a Deus? O verdadeiro temor a Deus por parte dos crentes é resultante da certeza do perdão divino (Salmo 130:4). Então esse temor a Deus não é um medo ou pavor d’Ele. Os crentes não temem a Deus no sentido de medo e pavor porque o castigo divino que eles mereciam foi derramado sobre Jesus na cruz.
Então, deve haver dois tipos de temor. Um tipo de temor é aquele que foge do Senhor com pavor, que se esconde e se afasta dele com terror, como se ele fosse nosso problema. Esse tipo de medo é pagão, não cristão. Não tem nada a ver com glorificar e desfrutar de Deus. É desconfiança e ressentimento para com Deus.
O que o xadrez pode ser considerado?
Como ocorreu a descoberta da Tabela Periódica e qual sua importância para a comunidade científica?
Tem como ocultar uma conversa no WhatsApp?
Como montar um Quebra-cabeça mais rápido?
Como ocultar curtidas e atividades recentes no seu perfil do Facebook pelo celular?
Quais são os sintomas da torção testicular?
Como resolver pendência no Seguro-desemprego?
Como ocultar todas as células do Excel?
Como desativar os comentários e curtidas no Facebook?
Como ocultar linhas de grade LibreOffice?
Como aceitar todas as alterações no Word?
Como ocorreu a formação do bloco Mercosul?
Como foi a literatura informativa?
Como tirar o Ensino Médio rápido?
O que acontece no final do filme morto não fala?