Como funciona a Tabela Progressiva de Previdência Privada? A tabela progressiva funciona de modo que independentemente do tempo de acumulação e resgate, o valor da alíquota se mantém. Ou seja, não importa se haverá acúmulo de dias ou anos, pois o valor da alíquota será calculado de acordo com a renda.
A tabela progressiva, também conhecida como compensável, leva em consideração o valor da renda ou do resgate. Sendo assim, é mais indicada para situações em que o resgate ocorrerá em prazos menores ou quando o participante estiver nas faixas iniciais de IR no momento do recebimento da renda ou benefício futuro.
A incidência do imposto no plano PGBL é dado sobre o valor total do resgate. Além disso, também existem algumas taxas que podem ser cobradas no plano PGBL como a taxa de administração, carregamento e performance. Assim, o valor do resgate, já descontado essas taxas, sofrerá a incidência do IR.
Na tabela progressiva, incide uma alíquota de 15% do Imposto de Renda na fonte sobre o valor no momento do resgate. ... Já na regressiva não é possível realizar o ajuste na declaração do IR do ano posterior. Nessa tabela, o desconto do IR é definitivo e ocorre no momento do recebimento da renda.
Para começar a entender como o Imposto de Renda é cobrado na Previdência Privada, podemos iniciar pela tabela progressiva. Como o nome indica, ela envolve o crescimento da alíquota que é exercida sobre o montante. Ou seja, quanto maior for o total do resgate, maior será o imposto pago.
Na tabela do PGBL progressiva funciona com a mesma lógica da tributação dos salários. Ou seja, ela cresce proporcionalmente ao valor do benefício. No caso do PGBL regressiva, a tributação crescerá de acordo com o capital que será resgatado pelo investidor.
No caso do PGBL regressiva, a tributação crescerá de acordo com o capital que será resgatado pelo investidor. Nesse modelo, as alíquotas diminuem quanto maior for o tempo do investimento. A maior alíquota, de 35%, é bem superior às alíquotas máximas que incidem sobre os salários (27,5%) e os fundos de investimentos comuns (22,5%).
Por exemplo, com o PGBL, como dissemos, o investidor tem o benefício de abater os aportes feitos na previdência da base de cálculo do imposto de renda, com o limite de até 12% da renda bruta anual.
Se quiser saber mais a fundo sobre o que diferencia cada uma das modalidades, acesse nosso post PGBL ou VGBL: semelhanças, diferenças e qual deles escolher . No PGBL, você pode deduzir o valor das contribuições da sua base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da sua renda bruta anual.
Como se calcula a potência elétrica?
Como se escreve a palavra adolescentes?
O que quer dizer a palavra advém?
Como medir a sobrancelha para fazer o design?
O que significa a palavra Arranha-céu?
Em quais situações o acento bóia?
Como se diz secador de cabelo em inglês?
Como se diz WhatsApp em inglês?
O que é a palavra atrapalhado?