A pisada supinada, também conhecida como supinação, é o movimento que o pé realiza “para fora” durante o ato de andar.
- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. - Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé. - Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.
Já quem tem a pisada supinada apresenta problemas como lesões constantes no tornozelo, frequente tensão dos músculos que ficam logo abaixo do joelho, e também uma retração na fáscia plantar. Isso tudo pode provocar dor, inflamação e desenvolver o esporão de calcâneo.
Durante a supinação da subtalar o calcâneo entra em inversão levando o tálus em abdução e como consequência a tíbia roda externamente. É formado por duas superfícies articulares, a talonavicular e calcaneocuboide.
Já em relação à dúvida maior, se é possível corrigir pisada torta, a resposta é sim, mas antes é necessário entender mais sobre o assunto e, claro, procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo para que o correto diagnóstico seja feito e o tratamento adequado seja iniciado.
23 curiosidades que você vai gostar
A pisada supinada é aquela que depende do uso da parte externa dos pés. Esse tipo de pisada depende de um esforço maior na região dos calcanhares, já que faz contato do lado externo com o solo. Normalmente, pessoas com o pé cavo são as que realizam esse tipo de pisada.
A porção inferior da articulação do tornozelo permite dois movimentos: pronação e supinação do pé – graças ao fato de que o eixo que permite a pronação e supinação encontra-se em um ângulo de 30º a 40º graus em relação ao eixo vertical da perna. A porção articular superior permite a dorsiflexão e flexão plantar.
Movimentos básicos dos pésAbdução.Adução.Inversão.Eversão.Flexão dorsal.Flexão plantar.
Adução: movimento que ocorre no plano transversal quando o pé roda lateralmente para dentro. Os eixos de rotação situam-se nos planos frontal e sagital. Inversão: movimento do plano frontal, com rotação dos calcâneos para dentro e para cima. ... Flexão plantar: movimento do plano sagital, quando o pé se move para o solo.
Nesse tipo de pisada, devido ao alinhamento supinado dos pés e dos tornozelos, ocorre a rotação externa, ou seja, toda a carga corporal é jogada para a lateral “de fora” dos pés. Aqui, as solas dos calçados são mais desgastadas nas laterais, por isso necessitam de mais reforço no amortecimento.
A pisada torta se trata de um desvio no eixo do calcanhar em relação aos ossos da perna. Assim, o problema é caracterizado pela formação de um ângulo inadequado, resultando na alteração da pisada. São dois os tipos de pisada torta: pronada e supinada. A pronada é um desvio da articulação e tem rotação medial.
Para corrigir, o ideal é, inicialmente, identificar o tipo de pisada. “Existem tênis para corridas que vêm específicos para os tipos de pisadas. Um profissional da área de saúde, como um educador físico, fisioterapeuta ou ortopedista, pode orientar sobre o tipo de pisada.
A técnica chamada de pronação, utilizada no Hospital da Mulher (HM), na qual o paciente fica de “barriga para baixo”, tem ajudado a melhorar a função dos pulmões dos doentes com insuficiência respiratória que estão internados nos leitos clínicos e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
[ Fisiologia ] Posição ou movimento da mão e do antebraço, de forma a que o polegar fique do lado interior do corpo e a palma virada para baixo, por oposição à supinação.
O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais: A parte posterior do pé (retropé): tálus e calcâneo. A parte média do pé (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes. A parte anterior do pé (antepé): metatarsais e falanges.
Os músculos do pé contribuem para a eversão e a inversão do pé, para movimentos dos dedos dos pés, assim como para a flexão plantar e a dorsiflexão.
Biomecânica. O pé humano é uma das regiões do corpo que mais sofre alterações anatômicas, devido à deformação do arco longitudinal medial durante a fase de apoio (CAVANAGH e RODGERS, 1987).
Com a dorsiflexão do tornozelo no encaixe, a porção mais larga fica entre os dois maléolos e se acunha entre eles. A flexão plantar faz com que a menor porção posterior do tálus fique no encaixe, permitindo algum movimento lateral.
Apresenta função primária de absorver os impactos com o solo e propiciar a liberação de energia propulsora na caminhada, corrida e saltos. Tal função é resultado da interação de articulações, tecidos conectivos e músculos.
FLEXÃO: movimento que provoca diminuição na articulação e que ocorre no plano sagital. Exemplos são as articulações do cotovelo, punho, quadril e joelho nas quais o movimento de flexão promove diminuição do ângulo articular.
A pisada supinada é aquela em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Essa passada inicia o esforço no calcanhar e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
A pisada supinada é a de quem pisa pra fora, ou seja, projeta a carga corporal para a lateral externa dos pés, possui a pisada supinada. Isso acontece com pessoas cujo arco do pé é muito acentuado, o famoso pé cavo, o que faz com que o apoio se desloque para a região lateral.
Tênis neutro não aumenta risco de lesões em quem tem pisada pronada ou supinada, diz estudo.
Quais os 4 tipos de inflamação aguda que podemos ter?
Como se livrar de um furúnculo?
Posso usar cloreto de magnésio em pó?
Como é chamado o início de desenvolvimento de uma planta?
Como tirar a tinta preta da parede?
Como acontece o desdobramento da posse?
Como tirar cola de esparadrapo de madeira?
Como funciona Os aquecedores solares de água?
Como tirar a casca do eucalipto seco?
Quais os testes que devem ser realizados com o cone principal de Guta-percha qual a sequência?
Como tirar rótulo de embalagem plástica?
Como ocorre o desenvolvimento do pensamento da criança Segundo Wallon?
O que tira a cola da batata doce da mão?
Como fazer desaparecer espuma?
Qual é a hora de tirar a chupeta?
Como tirar o certificado ITIL?