Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).
Sujeito composto na concordância verbal. Quando o sujeito composto vier anteposto ao verbo, o verbo irá para o plural. Exemplo: - O milho e a soja subiram de preço.
a) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural.
O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.
É o que se entende por ordem inversa, na qual alguns termos são encontrados em combinação contrária ao esperado (ex.: verbo + sujeito = sujeito posposto). ... Exemplos: Vivendo sozinho o ancião, sua saúde se tornara precária.
# Nos casos em que o sujeito aparece anteposto ao verbo, esse (o verbo) permanecerá sempre no plural: A professora e os alunos visitaram a feira de exposições. # Nos casos em que o sujeito aparece posposto ao verbo, esse tanto pode concordar com o núcleo mais próximo ou permanecer no plural: Não pare agora...
ATENÇÃO: Do ponto de vista prático, vale lembrar que sempre que ocorrerem as palavras “que”, “quem”, “quando”, “onde”, “porque”, “não”, “nunca”, “como”, usamos os pronomes citados antes dos verbos, ou seja, em próclise.
Quando o sujeito é composto, apresentando dois ou mais núcleos, a regra de concordância é: o verbo deverá ser apresentado no plural. Isso acontece quando os dois sujeitos são da 3. ª pessoa.
Sujeito simples é quando a oração possui apenas um núcleo do sujeito ou Sintagma Nominal (SN). Núcleo do sujeito: É a palavra base (principal) do sujeito e pode ser um substantivo ou um pronome. Em volta do núcleo pode haver outras palavras secundárias relacionadas a ele (artigo, adjetivos, numeral, etc.).
Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).
Esse sujeito é classificado como simples; embora seja composto por 2 palavras, ele tem apenas um núcleo: vizinho. 7. Paulo comprou um carro zero. O sujeito da frase é composto por apenas uma palavra e, assim, por apenas um núcleo: Paulo. Quando o núcleo do sujeito tem apenas um elemento, trata-se de um sujeito simples. 8.
Sujeito composto: é aquele que possui mais de um núcleo. Pai e filho viajam juntos todos os anos. (o verbo refere-se a mais de um substantivo) Viajamos ele e eu para Cancún. (o verbo refere-se a mais de um pronome) Aprendem mais os humildes e os esforçados. (o verbo refere-se a mais de uma palavra substantivada)
1) Em caso de sujeito simples, o verbo concorda com o núcleo em número e pessoa: O aluno chegou atrasado. 2) Nos casos referentes a sujeito representado por substantivo coletivo , o verbo permanece na terceira pessoa do singular: A multidão, apavorada, saiu aos gritos. Observação:
Qual sistema operacional foi originado a partir do sistema UNIX?
Como amarrar os cabelos e não marcar?
Como funciona o sistema político russo?
Como funciona Fotoimunoterapia?
Como funciona o sistema presidencialista no Brasil?
Como é o transporte público em Londres?
Qual o valor da faculdade de Medicina Veterinária?
O que faz um diretor administrativo de um hospital?
Como funciona o rodízio em SP hoje?
Como funciona a adjudicação de bens?
O que colocar na água do Para-brisa?
Qual a diferença entre sistema nervoso somático é autônomo?