Entende-se subjetividade como um processo no qual o sujeito se apresenta como resultado da convergência de vetores de produção que ganha forma ao se conectar a múltiplos elementos como as relações familiares, a mídia, a cultura, a arte, a violência social, entre outros.
Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.
A subjetividade na psicologia foi conceituada a partir das inquietações do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizar a questão na contraposição entre características internas e externas.
A Teoria da Subjetividade fundamenta um caminho investigativo que permite a compreensão dos sentidos subjetivos e configurações subjetivas constituintes dos complexos processos psicológicos humanos produzidos nos diferentes espaços sociais, algo não observado nas abordagens teóricas dominantes na psicologia.
A subjetividade, segundo eles, é formada na relação do sujeito com o outro, processo mediado pela linguagem e pelo contexto histórico-cultural. O psiquismo dos indivíduos se desenvolve pela apreensão de signos e significados, que, por usa vez, são construídos socialmente nas relações entre os homens.
20 curiosidades que você vai gostar
A formação da subjetividade do sujeito, é muito pessoal e complexa, pois, desde pequeno suas composições são integradas por seus responsáveis, sendo assim, sua construção é feita através somente daquilo que se é passado para ele, quando sua personalidade é construída, daí ele passa a tornar se responsável por suas ...
Para entender a Subjetividade, primeiro é preciso compreender que ela implica diretamente em nossa existência como seres pensantes. Ou seja, cada pessoa é única em seu modo de pensar, de falar, de agir e até mesmo de sentir. E esta individualidade é moldada, sobretudo, pelas nossas experiências.
A Teoria da Subjetividade de González Rey (1995, 2003a, 2003b) constituiu a base teórica da pesquisa por ser, em essência, uma teoria que busca compreender a subjeti- vidade reconhecendo o valor da história e da cultura, pos- sibilitando, com isso, olhar o estudante em seus processos singulares.
“teoria” da subjetividade coletiva vem se desdobrando na direção de expansões e refinamentos conceituais (onde, aliás, história e teoria tendem a se mostrar solidárias), mas igualmente numa consideração crítica a respeito das principais formas de consciência e instituições da modernidade.
Tem como fritar pastel congelado?
Como fazer o Universo me dar o que eu quero?
Como juntar 2 fotos em 1 no PC?
Como fritar hambúrguer sem fazer tanta sujeira?
Como fazer um empanado perfeito?
Como tirar fotos com celular embaixo d'água?
Tem como juntar vídeos no iPhone?
Como ganhar força nos braços para fazer barra?
Como é feito o salgadinho de bacon?
Como fotografar pessoas que usam óculos?
Como prender o cabelo com grampo para dormir?
Como fortalecer os tendões do joelho?
Como fortalecer o homem interior?
Como colocar mídia no Processo Eletrônico?
Como transformar todas as dívidas em uma só?