Chama-se soropositivo ou seropositivo a um indivíduo portador de anticorpos no sangue que provem a presença de um agente infeccioso.O termo é mais usado para descrever a presença do HIV, causador da Síndrome da imunodeficiência adquirida, no sangue.
Chama-se soropositivo um indivíduo portador de anticorpos no sangue que provém a presença de um agente infeccioso. O termo é mais usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), no sangue.
Quando a pessoa é contaminada, passa a ser soropositiva. Porém, muitos soropositivos podem viver anos com o vírus sem desenvolver a doença e ter sinais e sintomas de aids. No entanto, mesmo sem desenvolver a doença, quem tem o vírus HIV pode transmiti-lo para outras pessoas.
Se uma pessoa vivendo com HIV/Aids está em tratamento antirretroviral, o vírus torna-se indetectável. A partir disso, estudos recentes mostram que a doença, ao ser indetectável, também se torna intransmissível.
Atualmente existem diversos insumos e tecnologias em saúde que permitem que casais que vivem com HIV ou casais sorodiferentes/sorodiscordantes (em que um tem HIV e outro não) tenham filhos sem HIV. O casal deve procurar um médico para receber aconselhamento e serviços relacionados à saúde reprodutiva.
23 curiosidades que você vai gostar
Pessoas vivendo com HIV podem ter filhos, mesmo que seu (sua) parceiro(a) não tenha a doença, sem risco de transmissão para o(a) parceiro(a) nem para o bebê. Conhecido popularmente como hiv, o vírus da imunodeficiência humana atinge cerca de 900 mil pessoas pelo Brasil.
Pode ter relações sem medo
O tratamento com os antirretrovirais proporcionam uma vida longa e saudável a pessoa portadora do vírus HIV. Podendo também zerar seu risco de transmissão do vírus para seus parceiros (as). Podendo então manter relações normalmente sem correr o risco do contágio.
Uma pessoa que vive com HIV pode ter uma rotina normal, como qualquer outra. A condição sorológica não impede a prática de atividades esportivas, ingestão de bebidas alcoólicas ou uso de cigarros.
Sem tratamento, as pessoas que são diagnosticadas com AIDS normalmente sobrevivem cerca de 3 anos. Uma vez com uma doença oportunista perigosa, a expectativa de vida sem tratamento cai para cerca de 1 ano. Pessoas com AIDS precisam de tratamento médico para evitar a morte.
O que é direito fundamental à tutela executiva?
Como os artrópodes podem ser classificados?
Quem é o responsável pela elaboração do Pcmat?
Quem é grupo de risco do Covid?
O que é cidadania texto resumido?
Qual a diferença entre técnico de enfermagem e Enfermagem?
Qual a configuração eletrônica do neônio?
Tem na natureza com a letra Y?
Qual é o significado da palavra théatron?
Qual o principal objetivo da arte minimalista?
Quais são as formas de participação do Estado na economia?
Como saber a hora de desligar a panela de pressão?
Como ver a fatura da internet Vivo?
Quem não tem carteira de trabalho pode tirar a digital?