O arquétipo da sombra representa, de acordo com a psicologia analítica de Carl Jung, o “lado sombrio” da nossa personalidade. ... Tudo o que consideramos em um determinado momento como “ruim” devido à nossa educação e aos padrões morais da nossa sociedade se transforma na nossa sombra.
Jung classificou a Sombra como um dos principais arquétipos do inconsciente pessoal. Por “arquétipos”, entenda-se um conjunto de estruturas inatas e herdadas do inconsciente coletivo, que servem para dar sentido à existência (JUNG, 1996).
A luz e a sombra, vivem no nosso interior. Fazem parte de nós, do que não queremos ser e de quem podemos ser. Representam a luta, entre o que reconhecemos e o que evitamos e ignoramos em nós, pois não queremos ver. Olhar para dentro, é olhar para tudo que está dentro de nós, é focar em seu autoconhecimento.
São aquelas tendências, desejos, memórias, experiências que são rejeitadas como incompatíveis aos padrões e ideais sociais. Ela representa aquilo que o ego (centro da consciência) considera inferior em nossa personalidade e, por conta disso, negligenciamos e não desenvolvemos.
A nossa persona, que é como interagimos com o mundo, ou seja, as máscaras sociais que usamos para interagir com as outras pessoas; E o outro lado que é o lado sombrio da nossa personalidade, o lado obscuro, tudo o que a gente guarda bem lá no fundo e não mostra pra ninguém, às vezes nem pra nós mesmos.
37 curiosidades que você vai gostar
A sombra é tudo o que foi negado, reprimido ou ainda permanece desconhecido pelo indivíduo e está recalcado —ou seja, reprimido — em seu inconsciente, o que também torna sua definição ligada aos estudos do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939).
Luz natural: é quando o objeto recebe luz do sol. ... A sombra própria varia de intensidade: fica mais escura ou mais clara de acordo com a intensidade de luz sobre o objeto. · Sombra projetada: é a que aparece fora do objeto; decorre do mesmo ponto de luz que, incidindo sobre o objeto, forma a sombra própria.
Dessa forma, a nossa sombra pessoal contém capacidades e qualidades potenciais que não chegaram a se manifestar; constitui uma parte do inconsciente que complementa o nosso ego, e que representa as partes da nossa personalidade consciente que não desejamos conhecer, que esquecemos ou enterramos nas profundezas de nossa ...
A sombra é uma região que não é alcançada pela luz, quando existe um obstáculo opaco em frente a uma fonte de raios de luz. Já a penumbra é uma área ao redor da sombra, onde existem alguns pontos iluminados. É a área quase escura que fica entre a luz e a sombra.
Quanto mais luz, mais sombra e escuridão. Todos os gênios da humanidade tiveram sombras muito fortes. Quanto mais luminosa a personalidade consciente, maior a sombra. Portanto, não projete sua sombra em outro.
Os 12 arquétipos de Jung são:Explorador;Rebelde;Mágico;Herói;Amante;Comediante ou bobo da corte;Pessoa comum;Cuidador;
Em tempos antigos ela nos ajudava marcar o tempo... Ela serve para nos proteger do sol em dias quentes e também pode até nos assustar ou nos divertir! Você já se perguntou o que é uma sombra?
1- Não se opor a sua sombra. Seja a testemunha, não julgue-a! A coisa mais importante a se fazer é estar consciente de sua sombra quando ela surgir, ser o observador, a testemunha de seus pensamentos e emoções. Simplesmente podemos observar nossa escuridão sem julgá-la.
Neste livro, Debbie Ford, a principal especialista e coautora do livro/filme O Efeito Sombra revela o conflito de duas forças que existem dentro de nós: uma força que nos leva a viver de acordo com os nossos valores, a dar e receber amor e a ser uma pessoa íntegra; e a outra força que nos impede de progredir, que ...
A luz é uma onda eletromagnética cuja frequência encontra-se no espectro visível para os seres humanos. ... Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s.
A luz evidencia o que é real e se revela na pintura através de tons diferenciados, porém na pintura a ideia de uma realidade não é somente resumida ao que está iluminado, esta realidade abrange tudo, desde a representação da luz sobre os objetos até a representação das sombras.
Desenhar com giz as sombras das crianças em diferentes lugares.
...
Organizar propostas variadas com o tema luz e sombra.Construir perto das crianças uma cabana, usando um pano escuro e cadeiras, mesas ou caixas. ... Brincar com a luz da lanterna sob as mãos e pés bem próxima a eles, para que observem o que acontece.
Sombra, em psicologia analítica, refere-se ao arquétipo que é o lado oposto do nosso ego consciente. É, por assim dizer, a parte animalesca da personalidade humana, e corresponde ao id freudiano.
A melhor maneira de lidar com sua sombra é aceitá-la, entender que ela existe, compreender o sentimento que ela traz e deixar ir embora. Utilize sua sombra para impulsionar pensamentos e atitudes positivas, tente pensar em como fazer dela algo positivo em você. Se não se ocupar com sua sombra ela se ocupará com você.
Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma. Com isso, a palavra “sombra” pode ser definida como uma região destituída de luz, ou seja, que não existe luz.
As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro. A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro.
As sombras variam de tamanho ao longo do dia: no começo da manhã, as sombras são mais longas. Por volta do meio-dia, as sombras são mais curtas. No fim da tarde, as sombras voltam a ser longas.
Os 12 arquétipos e seus significados
A partir da ideia dos arquétipos de Jung, desenvolveu-se uma classificação com 12 arquétipos que simbolizam algumas motivações básicas dos seres humanos. Um indivíduo pode manifestar diversos arquétipos em sua personalidade, mas geralmente um deles é predominante.
Alguns dos principais arquétipos estão listados abaixo:Animus e Anima. O Animus é o lado masculino da personalidade feminina, e a Anima é o arquétipo do lado feminino na mente do homem. ... A Mãe. ... O Pai. ... A Pessoa. ... A Sombra. ... O Herói. ... O Sábio. ... O Trapaceiro.
Quais são as características de alguém viciado em internet?
Quais são os passos de recrutamento e Seleção?
Como deixar a pele lisinha sem Carocinhos?
Porque as plantas CAM apresentam sabor adocicado durante o dia e mais azedo durante a noite?
Como juntar duas linhas no Python?
Quem poderia ser escravo em Roma?
O que difere o vidro da vitrocerâmica?
Como turbinar a máscara de hidratação?
Como Importar contatos CSV para o Gmail?
Como uma pessoa que nunca trabalhou de carteira assinada pode se aposentar?
Quais são as 3 formas que diferencia uma proteína da outra?
Como importar uma planilha de Excel para o Access?
Como seria possível verificar a presença da síndrome de Down?
Como colocar vinho no balde de gelo?