O solo pode ser definido como uma camada externa e mais superficial da terra. Além disso, trata-se do substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais.
O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo do tempo.
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.
São eles a argila, areia, húmus, e o calcário misturados. Conforme variam as quantidades dessas substâncias, o tipo de solo varia também. Solos arenosos, por exemplo, possuem mais areia na sua composição.
Os solos arenosos são constituídos quase que exclusivamente por grãos de areia, ou seja, quartzo, desta maneira são pobres em nutrientes. Grande parte desses solos está alocado na nas regiões do nordeste brasileiro onde temos os maiores problemas na agricultura.
Resposta: Com a ação do sol, do vento, da água, das diferenças de temperatura, as rochas transformam-se em pequenas partículas (areia e pó). Essas pequenas partículas vão-se misturando com restos de plantas e animais e formam o solo.
O solo é a fina camada de material que cobre a superfície da Terra e é formado a partir da desagregação das rochas. Ela é composta principalmente de partículas minerais, materiais orgânicos, água, ar e organismos vivos de todas as que interagem lentamente ainda constantemente.
Para tal podem ser identificadas várias explicações de forma a justificar o comportamento mecânico da camada como o tipo de solo, as alterações das condições de estado, ou seja, do índice de vazios e do teor em água.
O estudo conduzido no presente trabalho tem por base os resultados de ensaios in-situ realizados num aterro experimental, onde foram executadas camadas de aterro com diferentes teores em água. A partir da caracterização do comportamento mecânico e das condições de estado avalia-se a influência da não saturação das camadas.
No Brasil, podemos distinguir 13 grandes classes de solos. Há grande predominância dos Latossolos e Argissolos, que se estendem por cerca de 58% do território. São solos profundos, altamente intemperizados, de baixa fertilidade natural, ácidos e, algumas vezes, saturados de alumínio. Distribuição dos solos no Brasil.
O que acontece quando o aparelho quebra?
Qual a melhor maneira de lixar as unhas?
Como se escreve nas Segundas-feiras?
Como descobrir qual arquivo está corrompido?
Como se diz tomar café da manhã?
Qual o significado desse Tracinho?
Como se escreve henna ou rena?
Como escrever a palavra sorrisão?
Como juntar vídeos em um só online?
Qual é significado de rabugenta?
Como funciona o aplicativo Calm?
Como é que funciona um aterro sanitário?
O que acontece quando o bebê caga na barriga?
Como funciona sistemas com aprendizado de máquina?
O que fazer quando o feto está morto na barriga?
Quando o bebê está atravessado na barriga da mãe?
O que é afastamento temporário?
Como saber se o bebê já comeu o suficiente?