1970 – A população da Amazônia Legal atinge a quantia de 7 milhões de habitantes, reflexo das políticas públicas para a ocupação do território, no entanto, os problemas ambientais gerados são desastrosos, a área desmatada da Amazônia chega a 14 milhões de hectares.
A população está estimada em 38 milhões de habitantes. A população da Amazônia Legal aumentou de 8,2 milhões em 1972 para 28,1 milhões de habitantes em 2020, o que representa 13% da população brasileira. A densidade demográfica na região é ainda baixa: 5,6 habitantes por km².
Estima-se que, na década de 1970, as derrubadas tenham atingido 14 milhões de hectares, número que deve chegar a 70 milhões de hectares nos dias atuais. Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494.
Os povos indígenas são os primeiros habitantes conhecidos da Amazônia. Eles detém o conhecimento ancestral da floresta e toda uma tecnologia de interatividade com o meio ambiente sem destruí-lo.
O processo de urbanização se intensificou desde 1970, época em que a população urbana já correspondia a 37% da população total. O alto crescimento de 6,64%, fez com que essa população aumentasse para 44,6% em 1980. Em 1991 já correspondia a 58% e em 2000 a 69% do total de habitantes da Amazônia Legal.
42 curiosidades que você vai gostar
Incentivos fiscais à indústria promovem o crescimento em Manaus e cidades-satélite, como Manacapuru e Rio Preto da Eva. O setor madeireiro ainda é o maior responsável pelo crescimento das cidades ao longo da BR-163, importante rodovia amazônica agora em processo de asfaltamento.
Na década de 1930, foi fundada a primeira colônia japonesa em terras amazonenses, introduzindo o plantio de juta no estado. No Censo de 1980, a população total do Amazonas era de 1.430.089 habitantes, sendo que desse total 633.392 habitantes estavam concentrados na capital, Manaus.
Essas populações desenvolveram uma rica diversidade cultural que incluía desde grupos nômades de caçadores-coletores até grandes aldeias de povos que praticavam agricultura, pesca de larga escala e caça intensiva. Também criavam animais e realizavam comércio e viagens de longa distância.
Embora não tão conhecidas como os povos indígenas e seringueiros, há também outras populações tradicionais nos meandros do bioma, como quilombolas, ribeirinhos, pescadores e pescadoras artesanais, agricultores familiares, piaçabeiros, peconheiros, e outros.
Tem como pagar viagem no boleto?
Como aumentar a força no supino?
Como pegar bônus de novo usuário AliExpress?
Qual remédio posso tomar para infecção de urina amamentando?
O que é bom para aumentar a resistência na pedalada?
Qual a origem do berimbau de boca?
Como ganhar mais pontos no Nubank?
Como funciona a promoção da Chevrolet?
O que tomar quando inalar cloro?
Como ganhar giro grátis no Coin Master?
Qual nível pode jogar ranqueada LoL?
O que causa fístula Liquorica?
Como ganhar moedas no My Date?
O que fazer para acabar com a infecção de garganta?