Um exemplo de ferramenta open source que não se enquadra em software livre é o navegador Mozilla Firefox. Sua desenvolvedora, a Mozilla Foundation, libera o código-fonte do Firefox para ser lido e editado por qualquer pessoa, através de sua própria licença, chamada Mozilla Public License.
O Código aberto, também chamado Open Source, refere-se ao código de um programa que se distribui livremente (inclusive de maneira gratuita) e que pode ser usado e modificado pelos usuários sem nenhuma restrição. Uma boa analogia seria, por exemplo, de uma receita.
Exemplos famosos de softwares open source
Um exemplo disso é o navegador de internet Firefox. Desenvolvido pela Mozilla Foundation, ele conta com diversos colaboradores que ajudam a mantê-lo sempre seguro e estável para os mais de 300 milhões de usuários. Outro exemplo famoso é o sistema operacional Linux.
O que é open source (Código Aberto)? O termo em inglês “open source” significa “código aberto” e se refere ao código-fonte de um site ou aplicativo. Nesse sentido, sua linguagem de programação pode ser vista por qualquer um, que pode adaptá-la para objetivos variados.
Sistemas operacionais
As distribuições Linux são open source e as mais populares incluem Ubuntu Linux , Arch Linux , Fedora , Linux Mint e Debian. O Android, sistema operacional móvel do Google, também é open source.
16 curiosidades que você vai gostar
A OSI impõe 10 pontos importantes para que um software possa ser considerado Open Source:1 - Distribuição livre. ... 2 - Código fonte. ... 3 - Trabalhos derivados. ... 4- Integridade do autor do código fonte. ... 5 - Não discriminação contra pessoas ou grupos. ... 6 - Não discriminação contra áreas de atuação. ... 7 - Distribuição da Licença.
Softwares aplicativo são aqueles que permitem os usuários realizarem uma ou mais tarefas específicas. São, em sua maioria, os softwares que você utiliza diariamente no celular ou no PC, como redes sociais, navegadores, jogos e muitos outros.
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
O Software Livre implica e não propriedade do software, o Open Source pode ter um dono, como por exemplo os drivers da Nvidia que são Open Source hoje em dia, com o código fonte podendo ser acessado por terceiros mas somente quem vai promover alternações nele é a própria Nvidia.
Quem contribui com IPI e como surgiu esse tributo?
Quais as TICs que são mais utilizadas?
São direitos assegurados ao professor?
Qual era o pensamento de Hobbes?
Quantos profetas tinha na Bíblia?
Qual a importância do planejamento da receita pública na LOA para as ações governamentais?
Qual a resina usada para fazer chaveiro?
Quais os sintomas do verme de porco na cabeça?
Como é calculada a nota da segunda fase da Fuvest?
Qual o valor do frasco de botox?
Quais são os testes descritivos?
O que significa nome do dispositivo no caixa tem?
Tem vários tipos de epilepsia?