Por exemplo, quando você espera para ser atendido em um consultório médico e fica folheando aleatoriamente uma revista, você está usando a técnica do Skimming. Em ambas técnicas, você vai, naturalmente, obtendo a ideia geral de cada texto, identificando o assunto e prevendo informações essenciais ao texto.
“Passar levemente sobre”, esse é um dos significados atribuídos ao termo e que mais tem a ver com o sentido da técnica. A estratégia de leitura Skimming consiste em uma rápida e superficial “olhada” no texto, procurando explorar suas informações.
Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.
Como o próprio nome sugere scanning, é a varredura do texto. Alguns exemplos práticos dessa técnica seriam quando lemos rapidamente a primeira página de um jornal, damos uma espiada em algumas páginas da internet, quando procuramos uma palavra no dicionário, entre outros.
Esta prática consiste em observarmos o texto apenas para detectar o assunto geral, sem nos preocuparmos com os detalhes. Por isso, devemos atentar para a disposição do texto, compreender os parágrafos introdutórios e conclusivos, além de observar os elementos não verbais com imagens, gráficos, tabelas etc.
32 curiosidades que você vai gostar
As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. Ao lermos um texto vamos,ainda, apurar a idéia geral do texto (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.
Estratégias de LeituraLer com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ... Sintetizar as principais ideias do texto. ... Ler nas entrelinhas. ... Manter o hábito da leitura. ... Praticar a leitura em voz alta. ... Variar a leitura dos textos. ... Produzir textos.
Scanning é uma forma de leitura objetiva, usada para buscar informações específicas em um texto, como uma data ou dado estatístico, sem que para isso seja necessário ler palavra por palavra.
Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.
As palavras transparentes são conhecidas também como cognatos, ou seja, palavras que tem a sua ortografia muito parecida com o idioma português e cujo significado permanece o mesmo em inglês ou em português. Exemplos: chocolate, hospital, competition, television, music, emotion, vídeo.
Na técnica do SKIMMING devemos prestar atenção ao layout do texto (forma como o texto está disposto), título, subtítulo, cognatos (palavras semelhantes em português), primeiras ou últimas linhas de cada parágrafo, informação não verbal (figuras, gráficos e tabelas).
Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.
Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura.
Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!Saiba o que vai ler. Pode parecer meio estranho ter que saber sobre o que vai ler, antes de iniciar. ... Mantenha o foco no processo. A leitura envolve várias ações do nosso corpo. ... Faça anotações durante a leitura. ... Complete a leitura por conta própria.
A leitura intensiva é caracterizada pela leitura do mesmo texto várias vezes. O historiador alemão Rolf Engelsing usou essa expressão pela primeira vez ao estudar a história da leitura alemã, quando descobriu que as pessoas não tendiam a ler e reler alguns livros repetidamente até 1750.
Quais destas estratégias são essenciais para a aprendizagem da leitura?Expor os alunos, extensivamente, ao código alfabético, partindo de unidades mais pequenas e mais regulares.Trabalhar sistematicamente aspetos relacionados com as palavras e expressões dos textos.
Ressalta-se que um ambiente motivador e o uso de materiais adequados contribuem para desenvolver o gosto pela leitura. Portanto, esta pesquisa chama atenção para a leitura significativa, possibilitando ao leitor atribuir sentido ao texto, refletir sobre ele e ser capaz de usá-lo em sua prática social.
Resumindo, as estratégias de leitura que podem ser utilizadas na preparação de aulas são: predição, pensar em voz alta, análise da estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.
Dentre as estratégias de leitura trabalhadas destacam-se o conhecimento prévio, skimming, scanning, palavras repetidas, palavras cognatas, linguagem não verbal, inferências e uso do dicionário.
3 passos para uma leitura mais eficazDetermine sua meta. O que você precisa extrair do capítulo ou seção do material que está lendo? ... Flexibilize sua velocidade de leitura. Quando lendo, haverá segmentos fáceis de texto para você. ... Use um marcador de ritmo. “Como é, Fernanda?” É isso mesmo, caro leitor.
Cognate Words (Palavras Cognatas) são aquelas que possuem a mesma origem, ou seja, a mesma família etimológica. Com isso, elas possuem semelhanças na forma de escrever (grafia) ou podem ser até mesmo iguais.
Há três estratégias para se lidar com palavras escritas – a logográfica, a alfabética e a ortográfica –, que se desenvolvem em diferentes momentos e são usadas conforme as características dos itens a serem lidos.
As estratégias textual-discursivas, que constituem outro grande centro de interesse da Linguística Textual desde o final da década de 1980, dizem respeito às escolas opcradas pelos produtores do texto sobre o material linguístico que têm à disposição, objctivando orientar o interlocutor la construção do sentido.
Data de publicação: 14 de outubro de 2020
Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.
Segundo Solé (1998), existem estratégias de facilitação da compreensão leitora, que poderão ser invocadas nas três etapas da leitura: antes, permitindo situar o leitor diante da leitura, instigando-o a assumir papel ativo no processo; durante, permitindo construir uma interpretação que auxilie na resolução de problemas ...
Quais são as câmeras da Canon Full Frame?
Como multiplicar um número elevado ao quadrado?
Como saber se o cupim foi embora?
Como saber se na minha região tem internet?
Como utilizar mais a placa de vídeo do que o processador?
Como usar a loção clareadora da abelha rainha?
Como usar os símbolos do Reiki?
Como usar mantilha no casamento?
São características da concorrência perfeita?
Como usar sombras coloridas no dia a dia?
Como preparar um livro digital?
Qual o nome do instrumento usado para tirar cravos?