PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado são métodos de contabilidade e gestão dos estoques nas empresas e os custos em vender suas mercadorias. Estes métodos permitem estabelecer, de maneiras diferentes, o custo das mercadorias vendidas, ou seja, o preço que a mercadoria foi comprada quando entrou no estoque.
A sigla significa “Primeiro que Entra Primeiro que Sai” e tem origem na expressão em inglês, First In, First Out (FIFO). De modo simplificado, essa técnica se refere ao processo de estocagem de matérias, que deve ser realizado pela ordem cronológica das entradas.
UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) Nesse método, acontece praticamente o contrário do anterior. É utilizado o valor do último lote adquirido para calcular o preço de venda do produto. Ou seja, o que vale é o valor mais recente, porque são repercutidos os últimos gastos com a reposição de mercadorias.
A sigla PEPS refere-se a gestão de estoque que faz uma circulação planejada das mercadorias, organizando-as conforme a sua data de validade. Enquanto a UEPS é exatamente ao contrario, prioriza-se a mercadoria que acabou de chegar.
UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair)
A ideia também é simples: o último item comprado é o primeiro a ser vendido. Se a sua empresa trabalha com itens perecíveis, o UEPS não é viável. Nesse cenário, o uso desse método poderia fazer com que a primeira mercadoria comprada, no momento da venda, já estivesse vencida.
42 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, o UEPS é válido somente para o controle interno. Para as questões fiscais a empresa deve apresentar a diferença para tributação. Essa exigência é necessária porque a contabilidade diferencia o mercado em que os produtos são comprados pela empresa daquele em que ela vende as mercadorias.
Mas, no UEPS, a diferença foi infinitamente maior que nos outros métodos. Devida inflação que ocorreu no período apurado. Tal fato mascara as informações que podem ser obtidas por meio da DRE e dificulta a apuração dos custos. Por esta razão, o método UEPS não é autorizado.
O método “Primeiro que Vence, Primeiro que Sai” (PVPS) tem uma especificidade importante em sua execução. ... Enquanto o PEPS busca oferecer ao gestor condições de observar a oscilação dos custos dos materiais no estoque, o PVPS concentra-se em prevenir a ocorrência de custos excedentes por causa de perda de itens.
Os sistemas Last in, First Out (LIFO) e First in, First Out (FIFO) garantem lucros verdadeiros aos vários ramos das indústrias alimentícias. A eficiência dessas ferramentas para orientar e direcionar o gestor nas tomadas de decisões relacionadas à entrada e saída de mercadorias é comprovada.
Já descrevemos como o inventário permanente está sendo constantemente atualizado para a apropriação correta dos custos e o acompanhamento das vendas. O inventário periódico, por outro lado, tem uma data específica para acontecer. O seu processo é uma contagem física do estoque ao final do exercício da empresa.
Os 3 melhores métodos para gestão de estoqueMétodo PEPS. O método PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) obedece a uma ordem cronológica à medida que as mercadorias entram e saem do estoque. ... Método UEPS. ... Método MPM.
LIFO (ou UEPS) é a sigla em inglês para last in, first out — último a entrar, primeiro a sair, em português. Ele é uma metodologia contábil para avaliar o valor monetário do seu estoque, assim como priorizar quais produtos serão colocados à venda ou usados na produção primeiro.
PEPS é a sigla para Primeiro que entra, Primeiro que sai, que vem do termo em inglês FIFO, First in, First out. Ou seja, os produtos que entraram primeiro no estoque serão os primeiros a saírem da empresa. Nesta técnica, o custo/preço de venda da mercadoria é calculado de acordo com o custo do estoque mais antigo.
O que é FIFO? O método FIFO é um sistema de armazenagem que trabalha conforme a sequência da entrada das mercadorias ao estoque, sempre priorizando o despacho daqueles lotes que chegaram antes. Como já diz o nome, First In First Out, ou seja, primeiro que entra, primeiro que sai.
Em primeiro lugar, FIFO é uma sigla em inglês para “First In, First Out”, ou seja, “primeiro a entrar, primeiro a sair”. No Brasil, também é muito comum que os profissionais da área da estocagem se refiram a esse termo como PEPS (“primeiro que entra, é o primeiro que sai”).
O Método PEPS também conhecido como Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai, segue a ideia de saída do produto de acordo com a chegada dele ao estoque. Isso significa que os produtos mais antigos são vendidos primeiro. O método PEPS é muito comum, pois evitam que os produtos sejam jogados fora por validade ou desgaste.
Primeiramente, o armazém representa a estrutura de um depósito. Já o estoque se trata dos itens guardados dentro desse prédio. Assim, se tiver qualquer dúvida sobre a diferença basta lembra que o estoque é o conjunto dos itens que serão guardados no depósito.
A vantagem do PEPS é ter uma circulação contínua e ordenada de produtos, o que permite refletir, com mais exatidão, sobre o custo real dos itens. O valor dos estoques também se mantém atualizado se comparado ao preço da entrada mais recente.
Qual é o motivo que a legislação atual não permite a utilização do método UEPS para fins tributários? Resposta Selecionada: a. O RCM irá interferir na formação do RLP – Resultado Líquido do Período, o qual será levado para o Patrimônio Líquido (Balanço Patrimonial).
Segundo Schier (2011), os métodos de avaliação de estoque mais utilizados no Brasil são: PEPS ou FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair); UEPS (último a entrar, primeiro a sair); Custo médio ponderado (ou média ponderada móvel – MPM); Custo específico e; Método do varejo.
Outra vantagem de usar o método de custo médio do produto é que ele permite analisar a flutuação de preços e equilibrar os valores para evitar perdas no faturamento e outros prejuízos.
UEPS. O UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai), diferentemente do PEPS, é calculado pelo valor da última compra, ou seja, pelo valor do lote mais caro. Nesse método, existe uma valorização dos preços, e a lucratividade será bem maior. No entanto, o UEPS não é indicado para mercadorias que têm prazo de validade.
O Método aceito pela Receita Federal é o PEPS, veja que este modelo é o que apresenta o maior resultado, e, quanto maior o resultado mais a receita federal arrecada. O método de custo médio, em período inflacionário, sempre será um valor intermediário em comparação com os demais métodos.
A razão é que, pelo sistema PEPS, os materiais são sucessivamente baixados pelos custos mais antigos, ficando o saldo final, do exercício, valorizado pelos preços mais recentes.
Quem tem gastrite pode tomar café misturado com leite?
Como divulgar produtos da Eduzz?
Como limpar prótese dentária com bicarbonato?
Como podemos classificar as substâncias corrosivas?
Quanto ao direito real e ao direito pessoal podemos afirmar que?
Quanto ganha um juiz de pequenas causas?
O que é infecção Sinopulmonar?
Quais as etapas do tratamento de água conseguem se diminuir a turbidez da água?
Quanto custa morar um ano na Itália?
Quanto a Amazon investe em marketing?
Pode consumir bebidas alcoólicas após fazer uma cauterização?
Qual a diferença entre os operadores lógicos é && and e ou || OR )?
Para que serve a folha de terramicina?
O que é NIRE e inscrição estadual?