A Marcação Individual tem como premissa a busca constante pelo “jogador a ser marcado” – o jogador “B” deve marcar o jogador “A” em todos os seus deslocamentos ofensivos; podendo ter como referencial não somente o jogador, mas também a “posição” do jogador (em outras palavras a marcação individual pode ser do tipo “ ...
Na marcação Individual cada jogador da equipe de defesa possui um jogador da equipe adversária o qual ele deverá marcar o tempo todo, desprezando a questão de posicionamento, importando tão somente o jogador pré-definido a ser marcado por cada membro da equipe.
Afirma-se que o sistema de marcação por zona consiste em atribuir a cada jogador da equipe um espaço definido em quadra, de maneira especial, na zona de defesa, com a incumbência de ocupá-la e defendê-la integralmente. Neste sistema marca-se a movimentação da bola e não a do jogador.
A marcação individual no basquete é utilizada quando um jogador de defesa marca “homem a homem” um atleta da equipe adversária. Ou seja, cada defensor deve acompanhar especificamente um jogador do time que tem a posse de bola.
A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por convenção fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m). A área privativa do goleiro será determinada por um semi-círculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol.
A marcação por zona determina áreas na quadra que serão cobertas por cada jogador enquanto a posse de bola é do time adversário. ... Além de analisar as características ofensivas do adversário, o treinador deve avaliar qual o potencial de seu time em relação à força física, altura dos jogadores, velocidade e mobilidade.
O objetivo da marcação é otimizar a ocupação espacial da equipe, deixando o “campo pequeno” para o adversário que ataca. ... Na marcação por zona, o que se busca é uma marcação coesa, dinâmica, homogênea com o intuito de fornecer uma referência coletiva comum aos jogadores dentro da organização defensiva da equipe.
Com relação à marcação individual, cabe ressaltar que a mesma deve ser utilizada nas seguintes situações: Quando se joga contra equipes tecnicamente inferiores; Quando se joga contra equipes fisicamente inferiores; Quando se joga contra equipes técnicas e fisicamente inferiores;
A marcação individual apresenta variáveis mais simples, porém de lógica peculiar, e que também requerem bom entendimento. Enquanto na primeira (por zona) a organização e distribuição se dão em função da movimentação da bola, essa (a individual) se organiza a partir da movimentação dos jogadores adversários.
Esta modificação no sistema de marcação – do individual para o por zona – se dá de acordo com a necessidade do momento do jogo, ou seja, depende do tipo de jogo que o adversário está fazendo uso.
A dinâmica de sua realização abrange deslocamentos de três jogadores entre a meia quadra defensiva e ofensiva pela lateral da quadra de jogo, enquanto um jogador fica restrito à área defensiva suportando de forma cíclica o rodízio realizado pelos companheiros (para aprofundamento vide APOLO, 2004). 1.2. Tipos de marcação
Qual melhor horário para tomar Cactinea e Morosil?
Quais são as 7 ervas para banho de descarrego?
Como é feito o exame de registro do nistagmo pendular?
O que é bom para aliviar a gengivite?
Porque o sistema Android trava?
O que é o processo de produção?
Qual o próximo diamante Royale Free Fire agosto 2021?
Como descobrir o email do snapchat?
Qual remédio é bom para cartilagem do joelho?
Qual é o limite inicial do Nubank?
Quanto custa um chip anticoncepcional?
Quais são as madeiras nobres do Brasil?
Porque aspirina evita infarto?
O que não pode misturar com cerveja?
Qual é o maior estado do Norte?
Como saber se uma frase é registrada?