A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. ... Em uma célula eucariótica, o RNAm produzido destaca-se de seu molde e, após passar por um processamento, atravessa a carioteca e se dirige para o citoplasma, onde se dará a síntese protéica.
Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase. Todo o processo ocorre no núcleo da célula.
A replicação do DNA é semiconservativa. Cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. O novo DNA é feito por enzimas denominadas DNA polimerases, que necessitam de um molde e um primer (iniciador) e sintetizam DNA na direção 5' para 3'.
Os ribossomos são constituídos por duas subunidades (uma maior e uma menor) que se unirão, na realização da síntese proteica, ao RNAm e RNAt. Durante esse processo, o RNAm descola-se pelo ribossomo, enquanto o RNAt traduz as suas sequências de nucleotídeos em aminoácidos.
A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase. O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA. Em seguida, ocorre a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo a um nucleotídeo correspondente em uma das fitas.
O RNA e a Síntese de Proteínas O papel do RNAt e das sintetases do aminoacil-RNAt O emparelhamento códon-anticódon O papel do RNAm e dos ribossomos Etapas da Síntese de Proteínas
A molécula de RNA que carregará essa informação até o local onde ocorrerá a síntese de proteínas é denominada de RNAm (RNA mensageiro). Para que ocorra a síntese proteica, a informação genética fluirá do DNA para o RNA e, em seguida, para as proteínas. Esse princípio é conhecido como Dogma Central da Biologia Molecular.
Os nucleotídeos encontrados no DNA diferenciam-se dos encontrados no RNA pelo fato de que, no RNA, o açúcar é a ribose (por isso são chamados de ribonucleotídeos) e a base nitrogenada é a uracila (U) em vez da timina (T). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O RNA sintetizado sofre um processamento ou maturação antes de abandonar o núcleo. Algumas porções do RNA transcrito, "íntrons", vão ser removidas e as porções não removidas, "éxons", ligam-se entre si, formando assim um mRNA maturado. O RNA que sofre este processo de exclusão de porções é designado do RNA pré-mensageiro.
Quais são os hábitos de consumo consciente?
Como atualizar eSocial vencido?
Como cobrar um cliente educadamente frases?
Como conseguir uma bolsa de estudos na USP?
Qual a diferença entre revelar e imprimir?
Qual a diferença de aço inox e cirúrgico?
Como converter arquivo zip em excel?
Como o signo de Escorpião gosta de ser beijado?
Qual é o poluente Atmosferico mais agressivo?
Quais foram as principais missões espaciais?
Como reagir diferente no Instagram?
São causas excludentes de ilicitude exceto?
Qual a diferença entre doença infecciosa e contagiosa?
Quais os jogos de antigamente?
Qual a quantidade de comida que uma pessoa deve comer?