Singular é uma flexão gramatical de número da palavra que se refere a uma única coisa, como um indivíduo, um objeto, um ser ou uma ideia.
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. ... Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
Exemplo: “Ele comprou um lápis” (singular) / “Ele comprou cinco lápis” (plural). No entanto, existem alguns casos especiais em que a flexão do vocábulo no plural acrescenta ou altera os sufixos.
O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O singular indica apenas um ser.
...
Exceção à regra: Quando os substantivos terminados em -s são paroxítonos, a formação do plural fica invariável:lápis - lápis;atlas - atlas;pires - pires;ônibus - ônibus;vírus - vírus.
Há também alguns substantivos que não se empregam no singular, têm apenas a forma plural, como as algemas, as cócegas, as condolências, as damas (jogo), as fezes, as hemorroidas, as nádegas, as núpcias, as olheiras, as palmas (aplausos), as trevas, as vísceras, os afazeres, os apetrechos, os arredores, os Bálcãs, os ...
33 curiosidades que você vai gostar
Em português, o plural do termo vírus é igual ao singular. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural. Virii poderia ser o plural da palavra virius, e viri era o plural da palavra vir, que significa homem .
A palavra vírus não tem singular, ela sempre será escrita no plural. Mesmo que esteja relacionado a apenas uma coisa, a palavra vírus sempre será escrita no plural. Na Língua Portuguesa, existem palavras que são admitidas somente no plural, assim como acontece com vírus.
GramáticaÀs palavras terminadas em vogal, ditongo oral e consoante N acrescentamos a consoante S . ... Às palavras terminadas em consoante M acrescentamos NS : ... Às palavras terminadas em consoante R e Z acrescentamos ES : ... Nas palavras terminadas em AI , EL , OL , UL , trocamos a consoante L por IS :
PronomesPronomes Pessoais.Pronomes Possessivos.Pronomes Demonstrativos.Pronomes de Tratamento.Pronomes Indefinidos.Pronomes Relativos.Pronomes Interrogativos.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
O plural é uma flexão gramatical de número (como o singular e o dual) da palavra que se refere a mais de uma coisa. Exemplos de palavras no plural: troféus (de troféu), pastéis (de pastel), carros (de carro), andavam (de andava), andaram (de andou) etc.
Regras especiaisQuando os substantivos terminarem em –r, ou -s, ou -z, fazem o plural com – es. ... Quando os substantivos forem terminados em -al, -el, -ol ou -ul, fazem o plural trocando o -l por -is. ... Quando os substantivos forem terminados em -il, temos duas outras regras importantes.
O fenômeno da globalização colocou-nos diante de diversas culturas, costumes, religiões… Educar, neste contexto, implica em pensar o mundo como um espaço plural. Pluralidades de religiões, de raças, de expressões da sexualidade… O mundo é plural.
Singular é um adjetivo referente ao que é único, exclusivo, peculiar, raro ou que se diferencia dos demais pela sua excepcionalidade. ... Do ponto de vista semântico, na gramática da língua portuguesa o singular é uma flexão verbal para se referir a um só sujeito ou coisa. Exemplo: “Ele tem um carro” ou “Comi uma torta”.
Que foi considerada de determinado modo, teve um nível de importância atribuída. 1. A palavra foi significada de acordo com o consenso da comunidade linguística daquela região.
O conceito subjacente a esta arte secular é simples: encontrar beleza na imperfeição, ou seja, o wabi-sabi valoriza mais a beleza singular, aquela que é naturalmente bela; do que aquela que é obviamente bela, mas que foi artificialmente construída, por exemplo.
Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos.
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
Os pronomes são palavras usadas para substituir algum termo que já tinha sido utilizado anteriormente na fala. ... Por exemplo, quando você diz: “eu estou muito triste, preciso de um abraço” só usa o pronome “eu”para substituir seu nome, percebe? Essa é só uma das situações em que o pronome aparece.
Usamos o singular quando queremos falar de uma única coisa ou pessoa: bola, cachorro, flor, carro. Agora, se temos várias pessoas ou coisas, devemos usar o plural: bolas, cachorros, carros, flores. Quando temos uma vogal no final da palavra (a, e, i, o, u), basta acrescentar um s e o plural está feito.
O verbete estas é uma forma flexionada de "esta".
Os nomes podem estar no singular ou no plural. O nome em singular indica um só elemento. O nome plural indica mais de um elemento.
...
Singular e pluralNos nomes terminados em r, s, z, acrescenta-se es. ... Nos nomes terminados em ão trocam o ão por ões, ãos ou ães.
/Dúvidas /Lápis ou lápises? A forma correta de escrita é lápis de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, escrevemos “lápis” quer seja no singular ou plural.
Um dia, há muito tempo, havia ÓCULO, FÉRIA e PARABÉM, no singular. Mas essas formas entraram em desuso, e apenas os vocábulos plurais foram mantidos. Há, em nossa língua, outros vocábulos que hoje também são usados exclusivamente no plural: pêsames, fezes, costas, núpcias.
Como se faz para ficar bonita?
Como se fala rubrica ou rubrica?
O que colocar na lancheira do seu filho?
O que significa a expressão roçar?
Qual o melhor chá de saquinho?
Como montar uma mesa do Natal?
Quanto ganha um agrônomo no Rio Grande do Sul?
Como administrar uma medicação intramuscular?
O que pode causar infecção em bebê?
Quais são os materiais necessários para administrar uma medicação por via intramuscular?