Silenciado é o termo cunhado pelos cientistas para descrever o efeito neutralizador exercido sobre um gene pelo RNAi, molécula criada em laboratório que difere do RNA convencional por apresentar duas fitas de pares de base (unidades químicas) em vez de apenas uma.
Silenciar um gene nada mais é que suprimir a expressão desse gene ou tornar inativa sua expressão. Em uma analogia mais simples, é fazer com que o gene “fique calado”, ou seja, que não passe adiante as suas informações.
Esse processo também é conhecido por silenciamento gênico a nível pós-transcricional (PTGS, posttranscriptional gene silencing), uma vez que o RNAi gera a quebra do RNA mensageiro (mRNA) específico, resultando na redução e/ou silenciamento da tradução do mesmo.
RNA interferente ou interferência mediada por RNA (RNAi) é um mecanismo que ocorre naturalmente em plantas, animais e fungos, podendo atuar na resposta de defesa desses organismos contra a invasão de patógenos, tais como os vírus.
9 maneiras de driblar os genes que influenciam o peso
Ato ou efeito de impor silêncio a; imposição de silêncio a. ETIMOLOGIA der de silenciar+mento.
Quando ocorre o silenciamento gênico, o RNAi atua sobre o RNA mensageiro (mRNA). No foco deste mecanismo está uma molécula de fita dupla de RNA que, ao ser incorporada no processo, se liga ao RNA mensageiro-alvo, ocasionando assim o silenciamento, por inibição da tradução e/ou degradação do mesmo.
Como as pessoas ouviam música nos anos 80?
Como surgiu a ideia de construir Brasília?
Quando uma pessoa usa bolsa de colostomia?
Quais são os primeiros sintomas da salpingite?
Como a internet foi inventada?
Quem criou a escala temperada?
O que devo fazer para ter leucemia?
Como é uma solitária na prisão?
Como voar no Mario World sem cair?
Quando surgiu a ginástica geral no Brasil?