Sarcástico é um adjetivo masculino que qualifica um indivíduo que revela sarcasmo, significa pessoa irônica, satírica ou zombeteira.
Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, gozação, deboche. Uma pessoa sarcástica costuma deixar claro a utilização de hostilidade em seu discurso, mesmo que de forma indireta. Exemplo: “Estou procurando na minha agenda o dia em que pedi sua opinião sobre a minha vida.”
De acordo com os pesquisadores franceses, o sarcasmo é um tipo de ironia que permite com que o cérebro se exercite, já que, para entender as declarações, é preciso compreender observações paradoxais, estimulando o pensamento abstrato e a capacidade criativa.
Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.
Uma pessoa sarcástica expressa humor com frases que desafiam o sentido literal. ... Para algumas pessoas, o sarcasmo é uma segunda língua. Embora todo mundo faça um comentário sarcástico de vez em quando, uma pessoa sarcástica expressa humor com frases que desafiam o sentido literal.
41 curiosidades que você vai gostar
Use o sarcasmo quando estiver falando sobre ideias ou eventos. Por exemplo, depois de um filme muito chato, você poderia dizer algo como "Nossa, que filme legal, viu". Coloque bastante ênfase no “legal” para transmitir sarcasmo através do tom de voz.
Frases sarcásticas para você mandar aquele recadoA idade chega para todos. ... Algumas pessoas são como vinho: ficam melhor com uma rolha na boca.O cérebro é uma coisa maravilhosa, todos deveriam ter um.Não consigo decidir entre “quero guardar dinheiro” e “só se vive uma vez”.
Cultive um ar de desinteresse.O uso do "tanto faz" em qualquer tentativa de envolvê-lo em atividades que você não quer fazer e uma gargalhada de deboche podem transmitir essa atitude perfeitamente bem.O sarcasmo pode ser uma ferramenta bem eficiente pra mostrar o seu desinteresse e superioridade.
Ironia e sarcasmo
O sarcasmo é um recurso estilístico semelhante à ironia por também expressar propositalmente o oposto do que se quis dizer. No entanto, ao contrário da ironia, o sarcasmo é notadamente mais agressivo e provocador, muitas vezes zombando de algo ou de alguém.
Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga
A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.
DicasNão ria das suas próprias piadas até que todo mundo esteja rindo. ... Lembre-se de incluir trocadilhos não verbais, como fazer uma dancinha engraçada, ou um som engraçado, caso seja apropriado.Pratique os callbacks. ... Mantenha tudo novo. ... Pratique ser engraçado.
Pessoas com a síndrome de Asperger têm dificuldade para compreender o significado de sinais indiretos, como alterações do tom da voz, de expressões faciais, gestos corporais, ironias ou sarcasmo, portanto só conseguem entender o que foi dito de forma literal.
Existem basicamente três tipos de ironia:oral ou verbal;Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) dramática, teatral ou satírica;de situação.
Como mencionamos, a ironia é uma figura de linguagem, que tem como objetivo usar palavras que manifestem o sentido oposto de seu contexto literal. Ou seja, ser irônico é afirmar exatamente o contrário daquilo que se pensa.
O sarcasmo pode ter duas funções distintas: acalmar uma situação conflituosa ou causar ofensa em alguém. Nem todas as pessoas conseguem entender o sarcasmo, e podem mesmo ser mal interpretados, porque nem sempre os comentários sarcásticos devem ser entendidos de forma literal.
O sarcasmo pode ser uma forma de manifestar raiva ou de enfrentar a vida. Às vezes, quem age assim sente raiva ou ressentimento de determinadas atitudes de outras pessoas, seja em casa ou no trabalho. Talvez você tenha demonstrado essas atitudes (ou talvez não tenha nada a ver com a história).
Quem convive com o sarcasmo tende a aceita-lo melhor. Por isso, o senso de humor acaba prevalecendo e diminuindo a tensão mesmo em situações de conflito e estresse. E isso mostra que o sarcasmo pode encontrar um bom convívio, pois indica habilidade nas interações sociais.
O sarcasmo pode ser classificado como maldoso, ferino, malicioso, enquanto a ironia costuma ser mais sutil.
50 frases de desprezo para desdenhar de quem merece
Desculpa se eu me atrasei. É que eu não queria vir. Nada ilumina mais um cômodo do que a sua ausência. Vou anotar a sua opinião aqui, no meu caderninho de "não me importo".
corra, pois é um trem. A insônia te torna bom de matemática porque você passa a noite inteira tentando calcular quando tempo vai poder dormir. Eu ando por aí como se estivesse tudo bem, mas no fundo, a minha meia está escorregando dentro do sapato. O dinheiro não é tudo.
O silêncio é uma elegante forma de responder a quem não merece o seu tempo, nem sua atenção. "Responder com ironia é um argumento vácuo dos tolos". A ironia é a resposta mais adequada para o tolo. As vezes a frieza é a melhor saída, a melhor resposta, a indiferença as vezes faz bem, e a ironia é a melhor defesa!
Que seja eterno até eu pegar ranço. Ranço. Aquilo que eu sentiria por você se levasse em conta a sua existência. O problema não sou eu, é você.
A ironia está presente em textos diversos. Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.
A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa. A ironia procura valorizar algo, mas quando na realidade quer desvalorizar, incluindo também um timbre de voz para caracterizar melhor o ato.
Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".