O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.
d) O senso comum é frequentemente subjetivo, porque depende do ponto de vista individual e pessoal, pois pode ser condicionado por sentimentos ou afirmações arbitrárias. Distinto disso, o mundo construído pela ciência aspira à objetividade.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar o modo de vida das pessoas. ... Através do senso comum, por exemplo, uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é o certo e o errado.
Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.
É a repetição cultural que torna uma simples opinião num conhecimento popular. A cultura é o principal elemento constituinte do senso comum (afirmação que também se evidencia na sua forma oposta, pois o senso comum é um dos principais elementos da cultura).
O senso crítico tem como significado a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Por meio deste senso crítico, o homem aprenderá a buscar a verdade nos questionamentos e na reflexão sobre determinado assunto.
Enquanto o senso comum está associado ao conhecimento baseado em opiniões, crenças e tradições, o senso crítico é baseado, na reflexão, na pesquisa no pensamento e na critica. Todas as informações são analisadas com inteligência para se tentar chegar a uma conclusão. A palavra “crítica” vem do Grego “ kritikos ”]
Percebemos que através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Podemos pensar, por isso, que nem sempre o senso comum é positivo ou está certo, afinal, sabemos que as mulheres não são menos inteligentes, mais frágeis ou subalternas aos homens. Isso atesta também o fator repetitivo que circunda a denominação do senso comum: é algo que, de tanto ser repetido, acaba sendo encarado como uma verdade.
Quem é formado em Pedagogia pode trabalhar em quê?
Quais são os cuidados que devemos ter no laboratório?
Quais os locais mais quentes do mundo com presença humana?
Quais produtos e coprodutos do alto forno?
Como se processa as lesões provocadas pelo frio?
Quantos reais se gasta em um intercâmbio para a Nova Zelândia?
Quais são os signos mais misteriosos?
De quem é a melhor voz do Brasil?
Que planta que é bom para alergia?
Quais são os recursos cabíveis no processo do trabalho e os prazos para apresentação de cada um?
Quais métodos usamos para acessar atributos private?
Como tirar cheiro de verniz de caixa MDF?