O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger o contra problemas cardíacos como a aterosclerose.
Os alimentos mais ricos em selênio 1/11 Castanha-do-pará () 2/11 Farinha de trigo () 3/11 Pão francês () 4/11 Frango () 5/11 Arroz () 6/11 Gema de ovo () 7/11 Carne bovina () 8/11 Clara de ovo ()
A deficiência de selênio pode levar à chamada Doença de Keshan, caracterizada por alterações no músculo do coração. O mineral também preserva a integridade dos ossos e articulações.
A suplementação previne a queda capilar, esgotamento físico, ausência de paladar e contribui no crescimento e desenvolvimento mental das crianças. Selênio: É um mineral essencial para o nosso organismo que trás grandes benefícios a nossa saúde.
"Exceder este valor pode conduzir a lesões na pele ou queda de cabelo e unhas. O consumo de doses excessivas [acima de 900 µg por dia], a longo prazo, pode causar alterações neurológicas, incluindo entorpecimento, convulsões ou até mesmo paralisia", alerta a especialista.
18 curiosidades que você vai gostar
Selênio: o que é, para que serve e quando fazer suplementação
Atuar como antioxidante. ...
Prevenir câncer. ...
Prevenir doenças cardiovasculares. ...
Melhorar o funcionamento da tireoide. ...
Fortalecer o sistema imunológico. ...
Ajudar na perda de peso. ...
Prevenir o alzheimer.
Em relação a contraindicações, elas praticamente não existem. Porém, alguns grupos precisam de estrita orientação e recomendação de um médico ou nutricionista antes de tomar o suplemento de selênio. Esses grupos são os idosos, gestantes e lactantes, crianças e portadores de quaisquer enfermidades.
O zinco é um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, intervém no funcionamento de certos hormônios e é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune.
8 razões para consumir zinco
Prevenir Alzheimer. Uma boa parcela dos pacientes com essa doença tem baixos índices de zinco circulando pelo organismo. ...
Espantar a depressão. ...
Beneficiar o sistema cardiovascular. ...
Combater o diabetes. ...
Melhorar a cicatrização. ...
Aumentar a imunidade. ...
Proteger contra pneumonia. ...
Gravidez.
Os primeiros sintomas da deficiência de zinco incluem perda de apetite e atraso no crescimento em bebês e crianças. As pessoas podem perder seus cabelos em algumas áreas. Elas podem se sentir lentas e apresentar irritabilidade. O paladar e o olfato podem ser prejudicados.
Dentro do organismo humano, o selênio participa da criação das selenoproteínas, compostos químicos com propriedades antioxidantes que fazem parte do metabolismo do iodo na glândula tireóide. As selenoproteínas também atuam na defesa do organismo auxiliando a modulação do sistema imunológico.
Níveis reduzidos de manganês podem causar descontrole do açúcar no sangue e diabetes do tipo 2, o mais comum. Outros problemas decorrentes da falta de manganês são perda de peso, dermatite transiente, náusea, vômito, redução da capacidade reprodutiva e dificuldade no metabolismo de carboidratos.
Para estimar a quantidade de selênio no organismo é necessário realizar um exame de sangue para verificar o nível desse elemento. A coleta é feita normalmente em uma veia do braço, como ocorre com outros exames de rotina. Pode também a concentração de selênio ser avaliada na urina.
Os alimentos ricos em Selênio são principalmente castanha-do-pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol e frango. O selênio é um mineral presente no solo e, por isso, a sua quantidade nos alimentos varia de acordo com a riqueza do solo nesse mineral.
Veja 10 alimentos ricos em zinco que você deve acrescentar na sua alimentação
Chocolate amargo. Para os apaixonados por doce, uma boa notícia: também dá para investir em uma guloseima para adquirir mais zinco. ...
Sementes de linhaça. ...
Ostras. ...
Camarão. ...
Gema de ovo. ...
Leite integral. ...
Amendoim. ...
Castanha de caju.
Veja a seguir quais alimentos você pode incluir na sua alimentação para garantir sua necessidade diária do mineral:
1 – Castanha-do-pará Somente uma noz de castanha-do-pará traz 500 mcg de selênio. ...
2 – Farinha de trigo. ...
3 – Pão francês. ...
4 – Frango. ...
5 – Arroz. ...
6 – Ovos. ...
7 – Carne bovina. ...
8 – Feijão.
O zinco é um micronutriente cofator de diversas enzimas envolvidas na transcrição do DNA e na síntese proteica. E como a transcrição do DNA é a maior parte do desenvolvimento dos gametas, acredita-se que o zinco seja importante para a reprodução! Você sabia? Os gametas humanos são os espermatozoides e os óvulos.
Ingerir, por via oral, 2 comprimidos ao dia (40 mg de zinco elementar), no intervalo entre as refeições, por até 7 dias, ou conforme indicação médica. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O nível superior de ingestão de zinco é de 40 mg por dia. Consumir mais do que essa quantidade pode aumentar o risco de deficiência de cobre, bloqueando sua absorção.
Alimentos ricos em zinco: saiba quais são eles
Amendoim.
Amêndoa.
Camarão.
Carne vermelha.
Castanhas.
Chocolate amargo.
Feijão.
Grão-de-bico.
A análise dos níveis de zinco sérico faz parte dos exames de rotina e é utilizada para monitorar a capacidade do organismo em combater infecções e produzir células para a cicatrização de feridas, além de diagnosticar em casos de ingestão em níveis baixos e altos.
O zinco atua como um antioxidante. Embora esse mineral não tenha de fato potencial antioxidante, ele é fundamental para o sistema de defesa da pele. O zinco diminui a formação de radicais livres e protege as células produtoras de colágeno e as gorduras da pele. O zinco também ajuda a curar e rejuvenescer a pele.
Os sintomas incluem náuseas, vômitos, diarreia, perda de cabelo, unhas anormais, erupção cutânea, fadiga e lesão dos nervos. A respiração pode cheirar a alho. O diagnóstico de excesso de selênio toma por base os sintomas, especialmente uma queda rápida do cabelo.
O consumo exacerbado de castanhas pode levar o organismo a uma condição tóxica conhecida como selenose. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, fadiga, irritabilidade, descamação das unhas, perda de cabelo, mau hálito, distúrbios gastrointestinais e danos ao sistema nervoso.
COMO TOMAR SELÊNIO? Tomar 1 capsula duas vezes ao dia nas refeições.
Qual o bioma que ocupa a maior parte do Brasil?
O que acontece com quem não se alistar no Exército?
Como funciona compra internacional no cartão de crédito?
Qual a diferença do Código do INSS 1007 e 1406?
O que quer dizer Vênus retrógrado?
Quem tem H. pylori pode comer banana?
Quem é o melhor rapper do Brasil?
Qual é o tubarão que não é perigoso?
Como medir a linha da pobreza?
Qual a melhor TV 55 polegadas 4K 2021?
Precisa de vírgula depois do Oi?
Como calcular a zona alvo de treinamento a partir da frequência cardíaca?
Qual a melhor composição para meia?
Quanto gasta um ar condicionado 9000 BTUs por hora?