Sarcomas são cânceres que se originam no tecido conectivo, como os ossos, músculos, gordura e tendões. Sarcomas de células claras tendem a crescer junto a tendões nos membros, especialmente nos pés e mãos.
Os principais sintomas de um sarcoma são:Nódulo em desenvolvimento em qualquer lugar do corpo.Dor abdominal que piora com o tempo.Sangue nas fezes ou vômitos.Fezes escuras.
Quase sempre benigno e inofensivo, com tamanho que pode variar de 0,5 a 3 centímetros de diâmetro, os nódulos nos pés geralmente aparecem no cavo plantar (região da curva do pé), mas podem se originar em qualquer região da fáscia plantar.
Mutações no DNA em sarcomas dos tecidos moles são comuns. Elas são, normalmente, adquiridas durante a vida. As mutações adquiridas podem resultar da exposição às radiações ou a produtos químicos cancerígenos. Mas, a maioria dos sarcomas ocorrem sem motivo aparente.
Um sarcoma é considerado estágio IV, quando se disseminou para locais distantes (metástases). Neste estágio, os sarcomas raramente são curáveis. Porém, alguns pacientes podem ser curados se o tumor principal e todos os focos de disseminação da doença puderem ser removidos cirurgicamente.
44 curiosidades que você vai gostar
Equipe Oncoguia
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico do sarcoma de partes moles. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.
A grande maioria dos pacientes com sarcoma pode ter a possibilidade de cura. Independente se falamos de um sarcoma ósseo ou de um sarcoma de partes moles, todos os sarcomas podem ter cura desde que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de forma precoce.
Sarcomas são tumores malignos raros que, na maioria dos casos, têm origem nas células que formam as chamadas partes moles do corpo, como músculos, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos periféricos. A doença pode atingir crianças e adultos. Nos adultos, corresponde a cerca de 1% dos casos de câncer.
Diagnóstico e Tratamento
“Check-up de rotinas não costumam detectar o sarcoma, porém, exames de imagem (ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia) podem identificar o tumor. É importante lembrar que é necessária a realização de biopsia para o diagnóstico correto.” Explica Dr.
Quais são os métodos de determinação de umidade?
O que fazer quando uma pessoa toma vários remédios de uma vez?
Porque a capital foi transferida para o Rio de Janeiro?
Quem perdeu a data do Renda para?
Quando o nódulo é preocupante?
Qual o tipo de ginástica que utiliza os movimentos naturais do corpo?
Qual o papel do Estado na Administração Pública?
Como colocar 2 internet na mesma rede?
Quanto um advogado cobra para defender uma causa trabalhista?
Qual animal representa Sonserina?
Como enumerar os tópicos de um TCC?
Quais são os tipos de respiração nas duas fases do desenvolvimento dos anfíbios?