Por que o saldo da minha conta poupança está bloqueado? O saldo pode estar bloqueado por diversos motivos, indícios de fraude, depósitos em cheque, caução, dentre outros. Convém procurar o gerente da sua agência.
Isso pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo, o valor depositado excedeu o limite da sua conta. O ideal é entrar em contato diretamente com o banco para verificar e solicitar o desbloqueio.
O saldo não estará disponível para uso em decorrência de algum bloqueio judicial ou outra ordem na qual o banco teve que realizar o bloqueio do valor. Quando bloqueado, o saldo não pode ser desbloqueado nem pelo aplicativo ou pela Central de Atendimento.
Segundo a Caixa, no caso do bloqueio devido ao limite de saldo, não é permitido um desbloqueio, mas não se preocupe: é possível escolher entre converter a poupança social em uma poupança Caixa, que não possui um limite de saldo, e encerrar a conta. O valor disponível em saldo não é perdido.
O saldo bloqueado não pode ser desbloqueado, nem pelo aplicativo ou central de atendimento. É necessário entender o motivo do bloqueio (junto ao juiz ou responsável). O saldo é desbloqueado só quando o banco receber uma ordem judicial autorizando o desbloqueio.
42 curiosidades que você vai gostar
A resposta é não. Assim que você tiver o cartão bloqueado por algum dos motivos acima ou outra razão, qualquer transação será negada, mesmo em compras online. Ao tentar pagar uma compra com cartão bloqueado, a transação é negada e aparecerá na maquininha uma mensagem informando "erro 57".
Essa mensagem que surge dias antes da liberação do dinheiro não deve ser motivo de preocupação. Ela apenas informa que o valor estará bloqueado até a data definida para o saque do Auxílio Brasil. Ou seja, o dinheiro só poderá ser retirado na data certa estipulada no calendário de pagamento do programa.
Se você é correntista da Caixa também pode efetuar o desbloqueio diretamente no Internet Banking CAIXA no seu computador ou no APP Caixa no seu celular. Este desbloqueio também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento Cartões CAIXA.
Entenda, o banco não é o culpado nessa situação e não irá interferir em nada (até porque não foi ele quem fez o bloqueio e sim o juiz). Por isso, se a sua conta foi bloqueada, só vai ser desbloqueada por ordem do juiz e para realizar o pedido você deve constituir um advogado para realizar o procedimento.