Saber ouvir significa considerar e, por um momento, tentar sair de sua própria pele a fim de procurar sentir o que o outro sente e deseja comunicar. Assim, tentando abraçar sem julgamentos a experiência ou angústia alheia, essa é a tal da empatia que muitos falam, mas poucos sabem o que ela significa na prática.
Uma comunicação afetiva e efetiva requer a disposição para buscar entender e valorizar o verdadeiro significado contido no discurso do outro. Por isso, ouvir vem antes do falar, ouvir nos abre para relações mais consistentes. Lembre-se: O que ouvimos traz uma particularidade do outro, não é apenas um mero falar.
Como ouvir de verdade quem está falando com você
É conseguir, ao ouvir um discurso sobre um problema, focar atentamente no interlocutor e buscar entender o máximo possível do que está sendo dito, de quais são as intenções, as preocupações e os anseios contidos no discurso que se ouve, atentando-se também para todas a mensagens que a linguagem corporal de quem fala ...
Ao ouvir uma verdade, pense com inteligência e não use argumentos de defesa. Muitas vezes é algo que precisamos ouvir para melhorar nossos serviços ou até vida pessoal. Tenha em mente que melhorar e aperfeiçoar-se é preciso. E isso acontece quando sabemos ouvir e lidar com as críticas.
Saber ouvir o diferente soma muito mais para seu próprio desenvolvimento e para a empresa. Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e consequentemente melhorar seu relacionamento interpessoal. Precisa de ajuda para desenvolver seu lado empático, suas habilidades de escuta e inteligência emocional?
Em tempos de poucas palavras, dialogar é essencial. E, para isso, é preciso ouvir e refletir sobre a opinião do outro. ... Já falamos o quanto a oferta cada vez maior de aplicativos, aparelhos e tecnologias tem nos isolado, fazendo com que a troca de opiniões, a fala e a escuta se tornem cada vez mais raras.
Pessoas que não sabem ouvir têm dificuldade para liderar a equipe, tomam decisões equivocadas por não ter ouvido outras opiniões e ponderações que levariam a uma decisão mais correta, perdem chances de promoções porque são vistas como arrogantes, não conseguem a admiração das pessoas. São alguns exemplos.
Não basta ter ouvidos para ouvir o que o outro diz. Escutar é uma arte, porque nem todo mundo sabe como escutar de verdade. Escutar é processar o que se está escutando, dar um significado, e fazer um esforço para tent
“Há pessoas que não querem ouvir porque têm receio de precisar mudar, sair da zona de conforto e serem tirados da posição de ‘Deus’ que sabe de tudo”, explica. Rangel alerta que, na maioria dos casos, as pessoas nem têm consciência de que não estão de fato ouvindo.
É preciso saber ouvir mais com o coração do que com os ouvidos. O coração possui canais auditivos bem mais sensíveis e dispostos a ouvir e entender. É preciso saber ouvir as palavras entreditas, mais do que as que foram claramente ditas. Ouvir as palavras que restam na penumbra.
Quais os tempos do trabalho de parto?
Quanto tempo o medicamento pode ficar fora da geladeira?
Quais são os 4 canais de distribuição?
Como faço para ir trabalhar na Alemanha?
Qual o papel da Vigilância em saúde?
Quais são as diferenças entre fungos filamentosos e leveduras?
Quantas músicas o Enhypen tem?
Como fazer um bom relaxamento no cabelo?
Para que serve o nó de gancho?
Como mudar o modo de abrir um programa?
Qual é o país que não tem água potável?
O que é ser uma pessoa alegre?
Como eliminar os cabelos brancos?
Quantas kcal tem um pedaço de Bife?
O que levar para uma viagem no inverno?
Como evitar os atos inseguros?