Uma ruptura muscular ou ruptura fibrilar é a distensão ou ruptura de um músculo ou tendão causada pela distensão do tecido muscular, seja por alongamento ou contração excessiva. Este tipo de lesão geralmente ocorre quando se pratica exercícios ou alguma atividade esportiva.
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.
O músculo ou tendão sofre uma ruptura total. Há dor intensa, extravasamento sanguíneo, inchaço e calor na região afetada. No estiramento grave pode-se sentir a ruptura das fibras palpando a região e o alongamento do músculo afetado não provoca dor e com o ligamento rompido, a articulação tende a ficar mais instável.
Estiramentos e contusões moderadas (grau II) provocam um dano maior ao músculo com evidente perda de função (habilidade para contrair). É possível palpar-se um pequeno defeito muscular, ou gap, no sítio da lesão, e ocorre a formação de um discreto hematoma local com eventual ecmose dentro de dois a três dias.
6 dicas para acelerar a sua recuperação de lesões
O médico ortopedista é o responsável por diagnosticar, tratar e reabilitar o aparelho locomotor contundido, além de também ter a possibilidade de prevenir futuras lesões.
Ao examinar o paciente lesionado, o médico busca edema localizado, tensão aumentada do tecido ao redor e possibilidade de um defeito (área de depressão local ou “gap”) visível ou palpável. A presença de hematoma tem o significado de uma lesão de maior extensão e gravidade.
Alterações fisiológicas e estruturais nas fibras musculares surgem devido ao aumento da força muscular, que são adquiridas através do treinamento resistido (musculação) constante. Existem dois aspectos envolvidos neste processo: um neural e dois musculares.
Através de exercícios suaves e contínuos estimulando principalmente a fibra muscular do tipo I podemos melhorar as atividades de vida diária e utilizar os depósitos de gordura corpórea. Esse tipo de exercício pode ser muito positivo para idosos, pessoas acima do peso, pessoas que querem melhorar a postura, recuperação pós lesão etc etc etc..
Por que ela acontece? Os principais motivos que levam a uma ruptura nas fibras são o alongamento exagerado do músculo, o esforço repentino — que pode provocar uma tensão maior do que o tecido suporta de forma súbita — e a exaustão muscular após um esforço muito repetitivo.
Normalmente, o próprio organismo se encarrega de reparar as fibras musculares que se romperam, absorver o coágulo e controlar a inflamação. Lesões mais graves exigem avaliação médica imediata para excluir a presença de fraturas e evitar sequelas que limitem os movimentos.
Como tirar um parafuso espanado pequeno?
Qual é o número da conta no cartão caixa?
Como tirar piso Vinilico colado?
Como tirar pelo encravado no cílios?
Como descobrir o número de Sub-redes?
Como saber o número da sorte pela data de nascimento?
Como preencher Matriz de Eisenhower?
Como tirar pele morta dos pés com aspirina?
Como conseguir planta de imóvel na prefeitura BH?
Como tirar uma planta do vaso de cimento?
O que é bom para tirar pó dos móveis?
Como está a audiência da Globo hoje?
Como saber o número de nêutrons na tabela periódica?
É perigoso andar com 3 parafusos na roda do carro?
Como saber o número do modelo da TV Philco?