Define-se como rotação de culturas uma prática agrícola que consiste em alternar em uma mesma área diferentes culturas vegetais seguindo um plano definido anteriormente. Esta técnica visa tornar o sistema mais produtivo e ambientalmente mais sustentável, restabelecendo o equilíbrio biológico.
A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.
Por alternar os cultivos de maneira planejada e ordenada, a rotação de culturas reduz de forma eficiente os impactos ambientais causados pela monocultura (produção agrícola de apenas uma espécie), como a degradação física, química e biológica do solo e o desenvolvimento de pragas.
Para isso, o ideal é adotar plantas de diferentes grupos, por exemplo:
Associação de culturas é a uma prática rentável para o agricultor por ter um mecanismo de menor degradação do meio ambiente, além de maior aproveitamento da área plantada. Consiste em diversos tipos de plantações ( verduras, legumes...), em um mesmo território, sendo produzidas simultaneamente.
São eles:
São eles:
O consórcio de culturas (Fig. ... Compondo o Sistema Plantio Direto (SPD), a consorciação de culturas, além de proporcionar uma série de outros benefícios, como o auxilio no controle de plantas daninhas, promove excelente cobertura viva e morta do solo, durante o maior período de tempo possível.
A rotação de culturas é uma técnica agrícola que consiste na alternância planejada e previamente ordenada do cultivo de diferentes tipos de vegetais em um determinado período sobre um dado local. Esse procedimento é considerado uma forma prática e eficiente de amenizar o desgaste do solo provocado pela agricultura.
Para a obtenção de um sistema mais produtivo e ambientalmente mais sustentável é fundamental estar atento à escolha das espécies para a rotação de culturas. No Brasil, devido à pouca disponibilidade de espécies de valor comercial adaptadas às diferentes condições, utiliza-se plantas de cobertura e adubos verdes.
As espécies destinadas à rotação de culturas devem ter a finalidade de recuperar e preservar a qualidade do solo, mas também se pode levar em consideração a importância econômica dessas espécies.
Rotação de culturas e sustentabilidade andam de mãos dadas em virtude dos inúmeros benefícios proporcionados por essa prática agrícola. Por alternar o cultivo de diferentes espécies em uma área, a rotação torna a terra mais produtiva e reaproveitável.
A prática também favorece à conservação do solo, já que o protege de processos de lixiviação e mantém sua umidade. Promove também a melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo, diminuindo sua exaustão e conservando seus nutrientes.
Como saber meus pontos fortes e fracos teste?
Como saber quais são os meus guias espirituais?
Como saber quais serviços de internet têm na minha rua?
Como ganhar dinheiro assistindo vídeos online?
Quais são os principais impostos que a empresa deve pagar?
Como deve ser feito um treino de hipertrofia?
Como consultar o CPF do cidadão?
Como fazer flexões mais fácil?
Como saber qual o carbocátion mais estável?
Como ganhar dinheiro de graça no poker Star?
Como contar os 10 dias antes do parto?
Como ter LIVE Gold de Xbox 360?
O que acontece se eu comprar ações?
Como consultar protesto no CNPJ?
Qual salário de quem trabalha na Nubank?
O que são tributos Cite três tributos que todo empreendedor precisa conhecer?
O que foi a conferência de Bretton Woods e qual sua finalidade?
Como saber se tá bom pra pescar?