Ouça em voz altaPausarEratóstenes notou por meio de um dos manuscritos da biblioteca que no Solstício de Verão, na cidade de Siena (atual Assuão), ao meio dia, o Sol ficava quase exatamente no zênite (é como se o sol ficasse bem no topo do céu, formando um ângulo reto com o solo), de modo que podia ser observado no fundo de um poço.
Ouça em voz altaPausarO raio médio é calculado pela média entre os raios do periélio e afélio. Quando a Terra aproxima-se do periélio, sua velocidade orbital aumenta, uma vez que a aceleração gravitacional do Sol intensifica-se.
Eratóstenes Ouça em voz altaPausarUsando estes factos, Eratóstenes concluiu que a Terra tem 40.000 km de perímetro. Para chegar a esta conclusão, Eratóstenes observou que se podiam encarar os raios luminosos provenientes do Sol como sendo linhas paralelas.
Eratóstenes
Ouça em voz altaPausarDe qualquer forma, Eratóstenes sabia, pelo menos aproximadamente, a distância entre Alexandria e Siena. Depois de realizar os cálculos, Eratóstenes concluiu que a circunferência da Terra era aproximadamente de estádios, unidade de medida usada naquele tempo na Grécia.
Ouça em voz altaPausarEle tinha diverssas formações dentre elas matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo, mas se ocupava como filósofo.
6.371 km Terra/Raio
Ouça em voz altaPausarO raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
6.371 km
Terra/Raio
Ouça em voz altaPausarA circunferência polar da Terra é de 39916 km (raio 6356 km) e a circunferência equatorial 40070 km (raio 6378 km).
Hoje, sabe-se que o raio da Terra é de 6.370 km o que dá uma diferença de 123 km da medida de Eratóstenes. Inicialmente Eratóstenes tentou fazer essa medida com camelos, mas eles eram um problema.
Em 28 de dezembro de 1895, ele entregou um relatório para a Sociedade Físico- Médica de Würzburg, Alemanha, descrevendo suas descobertas e indicando que os raios X surgiam na região da ampola de descarga onde os raios catódicos colidem com a parede de vidro. Visto que considerava esses raios ainda muito enigmáticos, ele denominou-os de Raios X.
Estendendo os raios do sol (imaginariamente) até o centro da Terra, obteve os ângulos correspondentes. Assim, faltava descobrir qual a distância entre as duas cidades. Depois, só teria que multiplicar esse número por 50 para descobrir a medida do contorno de toda a Terra.
Até que os cientistas Max von Laue, Friedrich e Knipping explicaram que os raios X eram resultado da colisão de raios catódicos (elétrons) contra os elétrons do cátodo. Não sendo como as radiações alfa, beta e gama, que são de origem nuclear.
Quanto tempo posso ficar com óleo de silicone no olho?
Como fazer teste de troponina?
Quais os benefícios de brincadeiras antigas na vida das crianças?
O que muda no vale alimentação com novo decreto?
Quem foram os piores imperadores de Roma?
Como saber quantos pontos tenho no telemovel vodafone?
Como saber se está acima do peso ideal?
Quanto ganha um auxiliar de enfermagem em portugal?
Como diluir hipoclorito para fazer cloro?
Como ficou a prorrogação do Simples Nacional 2021?
O que fazer em lousã portugal?