Retenção: À medida que as informações adquiridas forem estudadas com exercícios e repetições, elas são compreendidas e levadas para a memória de longo prazo.
Truques Simples para Ler e Reter Informações mais RapidamenteLeia a conclusão primeiro. ... Use um marcador. ... Use o índice e subtítulos. ... Seja proativo ao invés de reativo. ... Não tente ler cada palavra. ... Escreva o que lê ... Discuta o que lê com as pessoas. ... Anote perguntas para discussão durante a leitura.
A retenção do conhecimento inclui todas as atividades da gestão do conhecimento que conservam o conhecimento. A retenção inclui, também, as atividades que mantêm a viabilidade de o conhecimento estar dentro do sistema. Nem todas as ferramentas de gestão do conhecimento focam na retenção.
“Se você só lê, sua absorção vai ser de 30%. Se você ler e falar, já aumenta. Se você ler, falar, fechar os olhos e pensar sobre o conteúdo, a absorção é maior ainda. Então minha dica é utilizar a maior parte das ferramentas sensoriais no estudo: leia, fale, pense, escute e ensine”, dita.
O ritmo cada vez mais acelerado, juntamente com o grande número de informações que recebemos todos os dias contribuem para a dificuldade de reter os fatos. O ritmo de vida atual exige muito de nós e do nosso cérebro. Por isso, a melhor forma de acabar com esses pequenos probleminhas de memória é estimular os neurônios.
42 curiosidades que você vai gostar
Escrever à mão é mais eficiente para retenção de informações. Confira dicas do recordista brasileiro de memorização para fixar o conteúdo de aulas ou palestras1- Sente-se na primeira fila. ... 2- Participe ativamente. ... 3- Após a aula e com dúvidas solucionadas, faça um breve relatório, à mão, do que foi explicado.
A memória sensorial (serve para reter as informações que nos chegam pelos sentidos, isto é, a visão, a audição, o tacto, o olfato e o paladar). A informação que nos chega pelos sentidos é processada, analisada, interpretada e guardada no cérebro em menos de 2 segundos.
10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas#1 Impeça a “curva do esquecimento” ... #2 Utilize material impresso. ... #4 Estude quando estiver cansado – e descanse em seguida. ... #5 Não releia, relembre. ... #6 Use o sistema Leitner. ... #7 Pense sobre o pensar. ... #8 Varie o conteúdo. ... #10 Assuma o papel de “professor”
Faça pausas periódicas
Essa dica pode parecer um pouco incoerente para algumas pessoas, mas estudar de forma direta e consecutiva não é a forma mais efetiva de garantir bons resultados. Isso acontece porque o seu cérebro precisa de pequenas pausas para processar e memorizar tudo com mais facilidade.
Qual a melhor tinta de cabelo para quem tem alergia?
Como se ler o número decimal 0 7?
Como se calcula a altura de um prisma quadrangular?
Como aplicar ceftriaxona injetável?
Qual o aumento total do microscópio óptico?
Como fazer o cálculo do azimute?
Como se calcula o calor sensível?
Como calcular o PIBpm fórmula?
Como descobrir o arco cosseno?
Qual a fórmula de variação de custo?
Quais as exigências fundamentais das empresas na hora de contratar?