Recompensas e punições Recompensas são incentivos que servem para estimular certos tipos de comportamento e punições podem ser definidos como castigos e penalidades. Em recompensas há o benefícios tangíveis (prêmios, bônus, férias,...) e os intangíveis como garantia de emprego, reconhecimento e assim por diante.
São basicamente medidas disciplinares que visam a orientar o comportamento das pessoas e evitar que se desviem dos padrões esperados, bem como evitar a sua repetição (como advertências verbais e escritas), ou ainda, em casos extremos, castigar a sua reincidência (com suspensão do trabalho), ou ainda, afastar o autor do ...
Entre esses fatores, pode-se destacar os salários, as relações com os superiores, a segurança no cargo, a relação com os colegas, os benefícios sociais, as políticas da organização e administração, as condições de trabalho, conforto e modelo de gestão.
As recompensas financeiras diretas são determinadas pelo desempenho individual, consistem no pagamento do funcionário na forma de salários, comissões, prêmios e bônus pagos pelas empresas em contrapartida a um serviço prestado, podendo ser convencionado por período determinado pela empresa.
O caráter multivariado do salário e os objetivos de remuneração. ... a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno diárias para viagem entre outras.
A recompensa financeira direta consiste no pagamento que cada empregado recebe na forma de salários, bônus, prêmios e comissões. A recompensa financeira indireta é o salário indireto decorrente de cláusulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecido pela organização.
Torna-se indispensável, que as empresas adotem mecanismos e modalidades de recompensas como forma de motivar os seus trabalhadores, já que os principais objetivos dos sistemas de recompensas são atrair, manter e motivar os trabalhadores.
Além de atrair e reter bons profissionais, um benefício é a diminuição da taxa de rotatividade, pois os profissionais se sentem mais estabilizados e seguros. Os sistemas de recompensas são eficazes para melhorar o relacionamento da empresa com os seus colaboradores.
Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado os objetivos individuais a serem satisfeitos.
Miles (1975 apud Chiavenato, 2006, p. 292), classifica os sistemas de recompensa como: o pacote total de benefícios, que a organização coloca a disposição de seus membros, e os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos.
Não apenas salários, férias, promoções para posições mais elevadas (com maiores salários e benefícios) são considerados, mas também recompensas com garantia de segurança no cargo, transferências laterais para posições mais desafiantes ou para posições que levem a um crescimento e a várias formas de reconhecimento por serviços notáveis.
Em geral, o objetivo da política de recompensa é vincular os interesses individuais e os da empresa entre si, recompensando os funcionários por ações que beneficiem ambas as partes (ATINKSON et al. , 2000).
A adoção de um sistema recompensas com estas características constitui uma rutura com os sistemas remuneratórios tradicionais baseados na qualificação e hierarquia das funções, que apresentam uma padronização rígida, o reforço da estrutura burocrática e um caráter estático.
Como os primeiros seres humanos chegaram à América?
Quais os benefícios de usar cinta?
Qual quantidade de carne por pessoa em churrasco?
O que significa sonhar com a noite?
O que são elementos formais das artes visuais?
Qual leitor de QR Code baixar?
Quando sabemos que o HPV está em estado avançado?
Qual é a massa atômica do iodo?