Rede de drenagem ou rede hidrográfica designa os sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar água superficial, em geral proveniente das chuvas; são compostos de canais conectados entre si, e a este conjunto de canais conectados dá-se o nome de rede de drenagem.
Assim, temos a formação de uma rede hidrográfica. Como a bacia hidrográfica costuma coletar toda água superficial ou subterrânea de suas águas em direção ao leito de um curso d água, não é difícil imaginar que o índice de poluição de sua área inevitavelmente irá afetar o rio em questão.
A Bacia Hidrográfica, também chamada de Bacia de Drenagem, é uma região caracterizada pela captação de água da chuva que escoam pela chamada “rede de drenagem” (rede hidrográfica), formada pelos cursos de água como riachos, córregos, ribeirões e os rios, seus afluentes e subafluentes.
São dois os tipos de rede de drenagem sendo: redes artificiais que são aquelas construídas nas cidades por pessoas e as redes naturais que são formadas por lagos e rios.
A hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais. ... No Brasil, os rios são caudalosos e as bacias hidrográficas extensas, proporcionando um significativo potencial hídrico no desenvolvimento de usinas hidrelétricas, captação de água, irrigação, transporte entre outros.
38 curiosidades que você vai gostar
No Brasil as águas estão distribuídas em 12 regiões hidrográficas, onde foram agrupadas por bacias com rios de grande vazão, e micro bacias do litoral brasileiro, formadas por rios com pequena extensão e vazão.
Principais características da hidrografia brasileira
Grande riqueza fluvial, tanto na quantidade quanto na extensão e no volume de água; Pobreza de lagos; Predomínio do regime pluvial; Predomínio dos rios perenes e de bacias exorreicas (que deságua no mar);
Rede de drenagem natural
Como o próprio nome sugere, esses tipos de rede são as existentes e formadas pela própria natureza, como os rios, riachos, lagos e também os caminhos encontrados pela chuva para escoar de forma natural.
Rede de drenagem ou rede hidrográfica designa os sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar água superficial, em geral proveniente das chuvas; são compostos de canais conectados entre si, e a este conjunto de canais conectados dá-se o nome de rede de drenagem.
Desníveis dos terrenos orientam os cursos d água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas. Ao longo do tempo, a passagem água da chuva vinda das áreas altas desgasta e esculpe o relevo no seu caminho, formando vales e planícies.
A microbacia é uma área com corpos hídricos bem definidos, mas em escala menor se comparada às bacias hidrográficas ou mesmo às sub-bacias hidrográficas.
Conheça a diferença entre bacia hidrográfica e rede hidrográfica. Rede hidrográfica - É o conjunto de rios de uma bacia. Bacia hidrográfica - É a rede hidrográfica e também a sua área de captação de água.
Uma bacia hidrográfica é composta por um conjunto de superfícies vertentes constituídas pela superfície do solo e de uma rede de drenagem formada pelos cursos da água que confluem até chegar a um leito único no ponto de saída.
A função de uma bacia hidrográfica é determinada pelo uso que é feito de suas águas, ou seja, depende do lugar onde a bacia se encontra e, automaticamente, das atividades desenvolvidas na região. A função primária da água consiste no abastecimento, que é o uso das águas na cidade e no campo para consumo humano.
O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
Maiores bacias hidrográficas
Bacia do rio Amazonas, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil, 7 050 000;
Bacia do Congo, Congo, 3 690 000;
Bacia do Mississippi, EUA e Canadá, 3 328 000;
Bacia do rio da Prata, Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina, 3 140 000;
As características das bacias hidrográficas e das redes de drenagem, bem como as do relevo, variam com a natureza do solo; dentre as características quantitativas das redes de drenagem que melhor evidenciaram as diferenças entre os três solos, incluem-se a frequência de rios, a razão de textura e a densidade de ...
Redes de drenagem são importantes, principalmente, para evitar acúmulo de água da chuva nas ruas, o que pode ocasionar alagamentos. ... Uma das principais causas de alagamentos nas cidades é falta de manutenção nas redes e acúmulo de lixo, que causa o entupimento das redes de drenagem.
Se a drenagem dirige-se ao oceano, ela é denominada exorreica; se a água fica retida no interior do continente, por exemplo, em um lago ou deserto, a drenagem é endorreica. 3 Assoreamento é o preenchimento do leito de rios, lagos e mares por sedimentos de qualquer natureza.
Questão 1. Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa uma das características gerais da hidrografia brasileira. a) A maior parte dos rios brasileiros é abastecida por um regime pluvial, praticamente não havendo indícios de regimes de abastecimento nivais ou glaciais.
O Brasil é banhado por rios extensos e caudalosos, por causa do clima quente e úmido. Já o relevo interfere na presença de inúmeras cachoeiras e, principalmente, na direção para qual os rios correm. As vertentes direcionam a maioria das bacias para o oceano Atlântico.
Grandes bacias hidrográficas possuem vários afluentes, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito do rio principal. Subafluente: rio de pequena vazão que deságua no afluente do rio principal da bacia. Esses pequenos rios são importantes, pois alimentam todo o sistema, sendo, em muitos casos, a nascente da bacia.
O mar é principalmente alimentado pelas águas do Oceano Atlântico que atravessam os passos a oriente e são transportadas até ao golfo do México, através do Canal do Iucatão. As águas doces provenientes dos rios Orinoco e Amazonas contribuem com cerca de 15 a 20% da água superficial do mar.
A América Anglo-Saxônica é rica em formações lacustres. ... No entanto, a riqueza hidrográfica do subcontinente não se restringe somente aos lagos, isso porque a América do Norte possui uma generosa quantidade de rios, dos quais se destacam o São Lourenço, Mississipi, Colorado, Colúmbia, Yukon e Mackenzie.
Há muitos temas para explorar quando se fala de hidrografia, assim, é possível realizar um trabalho interdisciplinar: começando pelo professor de Geografia, que organizar grupos que façam a maquete das principais bacias hidrográficas do Brasil; o professor de Ciências pode orientar uma pesquisa sobre as características ...
Como tomar Noripurum endovenoso?
Qual o procedimento para enterrar uma pessoa?
Como bloquear acesso ao Google Drive?
Como a brucelose é transmitida para o homem?
Como eletrizar um corpo permanentemente no processo de indução?
Quantos gramas tem em uma colher de sopa de manteiga?
Como medir um metro com os braços?
Como fazer a inscrição na Fundação Bradesco?
Que roupa usar para ir a um jantar?
Como fazer o seu próprio desenho animado?
Qual a mensagem do filme a cinco passos de você?
O que escrever no currículo na parte sobre mim?
Como matar grilos Barulhentos?