· Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido.
· Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.
Os recursos do Capital de Terceiros proveem de entidades externas (empréstimos, por exemplo). Com Capital Próprio uma fatia dos lucros deverá ser dividida entre acionistas e investidores. Utilizando Capital de Terceiros, uma vez que a dívida foi paga a relação entre a empresa e o credor é encerrada.
Alguns exemplos de passivos que formam o capital de terceiros, além dos empréstimos, são os financiamentos e as dívidas a fornecedores.
O capital próprio pode parecer, a princípio, o mais vantajoso já que não tem incidência de juros. O empresário tem total autonomia para decidir onde irá investir o capital, não tendo que se preocupar com prazos, taxas e possíveis obrigações contratuais.
Os recursos podem estar sendo aplicados em: estoques de mercadorias, bens, aplicações financeiras, contas a receber etc. O Passivo representa 'de onde veio' o dinheiro, se próprio ou de terceiro. E, o Ativo 'para onde foi aplicado' o dinheiro, se em bancos, estoques, bens etc.
As origens de recursos são representadas pelos aumentos no Capital Circulante Líquido, e as mais comuns são: ... As aplicações de recursos são representadas pela redução do Capital Circulante Líquido entre o início e o término de determinado período.
O grupo de contas do passivo evidencia toda obrigação (dívida) que a empresa tem com terceiros.
O documento hábil para contabilizar o recebimento de uma doação de Imobilizado é o Termo de Doação. Nele deve constar o valor contábil e o valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem. O lançamento contábil da doação deve ser feito pelo valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem.
O balancete é um documento não obrigatório, mas muito importante para a prevenção de eventuais erros que podem ocorrer na contabilidade de uma empresa. Pode ser fechado mensalmente, quinzenalmente, trimestralmente, entre outros, incluindo todos os saldos e despesas de um período determinado, usado pela parte interna e estratégica do negócio.
A principal diferença entre utilizar recursos próprios e de terceiros para investir é: Usar recursos próprios envolve obter um empréstimo que está em sua posse, enquanto usar recursos de terceiros consiste em outra pessoa comprar um produto (como, por exemplo, maquinário), e você usar esse produto.
Agora, a gente consegue entender quais são os tipos de balancete. A principal diferença entre eles é a maneira como as contas são apresentadas. Assim, confira como o balancete sintético e analítico são elaborados. Como o nome sugere, o balancete de verificação sintético é resumido.
Além de ser utilizado para elaborar a DRE, o balancete contábil também é usado para avaliar se os créditos e débitos têm o mesmo valor, ou seja, os saldos devedores devem ser iguais ao saldo credor.
Como fazer um gráfico no Microsoft Word 2010?
Como escolher a cor da base pela internet?
Como recuperar a cor de um tênis de camurça?
Como fazer um prefácio exemplos?
Quais são os meios de recuperação judicial?
Tem como saber a cor da pele do bebê antes de nascer?
Como descobrir a sua cor de base?
Onde protocolar o recurso ordinário trabalhista?
Porque não consigo jogar online com meu PlayStation 3?
Como verificar a autenticidade de um certificado?
Como se faz um reconto de uma história?
Como fazer um gráfico de barras agrupadas?
Quais as principais formas de constituição de uma empresa?
Como definir o tema é o problema de pesquisa?
Quem toma Perlutan pode tomar Mesigyna?