Já no primeiro minuto sem cigarro, seu corpo começa a processar a mudança. Veja a seguir o que acontece com você ao longo do tempo, após abandonar o vício, e pasme: são necessários pelo menos 20 anos para que tudo volte ao normal! NÃO PARE AGORA...
No entanto, depois que o indivíduo para de fumar, são essas células que crescem nos pulmões, em substituição às danificadas. Até 40% das células das pessoas que tinham abandonado o cigarro se assemelhavam às das que nunca tinham fumado. “Fomos pegos totalmente de surpresa por essa descoberta.
Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras doenças.
Melhores remédios caseiros para tosse com catarro
Erva medicinal | Porque é indicada |
---|---|
Chá de hibisco | Diurético e Expectorante, ajuda a soltar o catarro |
Chá de vassourinha-doce | Expectorante |
Suco de laranja | Tem vitamina C que fortalece o sistema imune |
Chá de erva-doce | Expectorante |
A fumaça quente agride o sistema respiratório e as pregas vocais. Assim, altera o funcionamento normal, ressecando e causando irritação da mucosa do nariz, boca e laringe.
Após um ano, o risco de doença cardíaca cai pela metade. Após 5 anos, o risco de ter câncer de pulmão também reduz 50%. Após 15 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.
Já um pulmão saudável, ele fica vermelho vivo. Além disso, o pulmão de um fumante, ao encher de ar ele não consegue se esticar todo, já o pulmão de um não-fumante, consegue sim. Caso queira ver com seus próprios olhos: Aviso: A imagem abaixo é de um órgão verdadeiro.
O pulmão de um fumante, como está infiltrado cheio de nicotina e toda a sorte de Substâncias cancerígenas, ele fica escuro-preto. Já um pulmão saudável, ele fica vermelho vivo. Além disso, o pulmão de um fumante, ao encher de ar ele não consegue se esticar todo, já o pulmão de um não-fumante, consegue sim.
Isso depende do tempo de tabagismo e do grau de lesões que podem ter se instalado no pulmão. Quanto mais tempo o indivíduo foi fumante, pior, claro. Acontece que o hábito de fumar paralisa e eventualmente destrói parte da mucosa dos pulmões, enfraquecendo esse mecanismo de proteção natural – e aumentando a probabilidade de infecção.
Depois de 20 anos: o risco de desenvolver um tumor em um ex-fumante se iguala a quem nunca fumou. Já é de conhecimento de toda a população o perigo que ele representa para a nossa saúde. Ele está diretamente ligado à inúmeras mortes todo ano. Em especial àquelas causadas por câncer de pulmão e por infarto.
Como pegar URL do certificado?
Qual o papel dos pais na formação do caráter dos filhos?
Quais são as consequências da poluição da água?
O que é o que é que tem pescoço mas não tem cabeça?
Qual a diferença entre substantivo simples é substantivo composto?
Quais são as faces dos dentes?
São consideradas falhas de mercado?
Como se tornar perito avaliador de imóveis?
Como fazer água sanitária com hipoclorito?
Quem foi o primeiro papa a renunciar o cargo?
Qual a diferença entre Oficial de Apoio Judicial é oficial judiciário?
Como tirar risco de óculos com pasta de dente?
Qual a primeira multinacional brasileira?
Qual o significado da tatuagem de Saturno?
Como fazer uma boa nota de rodapé?
Qual o principal elemento químico utilizado atualmente na eletrônica?