O que é recolhimento de preparo?

Pergunta de Ivan Cláudio Nogueira Gaspar em 30-05-2022
(49 votos)

Preparo é o adiantamento das despesas relativas ao processamento do recurso. É uma causa objetiva de inadmissibilidade e independe de qualquer indagação quanto à vontade do omissivo. O valor do preparo é a soma da taxa judiciária mais o porte de remessa e de retorno dos autos.

O que significa recolhimento do preparo?

Significa dizer que, para pagar o exato valor do preparo, o recorrente deve provar seu recolhimento no ato de interposição do recurso, mas que a ausência de tal comprovação não tornará irremediavelmente deserto o recurso, desde que seja recolhido o preparo em dobro de seu valor.


Quem paga o preparo recursal?

Todavia, terá que recolher em DOBRO. De acordo com o art. 1.007, § 4o do NCPC, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

O que é o preparo no direito?

O preparo é o pagamento das despesas processuais relativas à interposição de determinado recurso no tempo oportuno. Essas despesas normalmente compreendem as custas processuais e os gastos com o porte de remessa e retorno dos autos, quando necessários.

Como comprovar o preparo?

Seguindo nos trilhos da iterativa jurisprudência sobre o tema, o pagamento do preparo recursal pode ser comprovado por intermédio de recibo extraído da internet, desde que o documento de quitação apresentado possibilite a aferição da regularidade do recolhimento.

Falta de comprovação do recolhimento do preparo e deserção recursal


16 curiosidades que você vai gostar

Quais são as providências quando houver falhas na comprovação do preparo?

Nos casos que houver a deserção previamente ao prazo para complementação, cabe o Agravo de Instrumento nas ações trabalhistas (ver modelo), o Agravo Interno (ver modelo) ou mesmo o Recurso Especial (ver modelo), dependendo de cada caso.

Qual o valor do preparo no recurso de apelação?

II – 2% (dois por cento) sobre o valor da causa, nos termos do artigo 511 do Código de Processo Civil, como preparo da apelação e do recurso adesivo, ou, nos processos de competência originária do Tribunal, como preparo dos embargos infringentes; III – 1% (um por cento) ao ser satisfeita a execução.

O que é preparo recursal no novo CPC?

O preparo recursal, como o próprio nome sugere, diz respeito aos valores dispendidos para o porte, processamento e retorno dos autos processuais.

Quando deverá ser pago o preparo?

Nos Juizados Especiais Cíveis é possível a efetivação do preparo em até 48 horas da interposição do recurso, conforme dispõe o artigo 42, 1º, da Lei 9.099/95: O preparo será feito, independentemente de intimação, nas quarenta e oito horas seguintes à interposição, sob pena de deserção.



Outras questões

O que é programação orçamentária e financeira?

É correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como?

Pode limpar o cache do WhatsApp?

O que vai na massa para chapisco?

Qual o curso mais barato da Mackenzie?

O que significa dizer que as plantas são seres fotossintetizantes?

Como deixar a brisa mais forte?

Quais as vantagens e desvantagens da anestesia peridural?

Como se escreve 7 horas da manhã?

Como funciona o sistema detecta?

Por que quando chove aparece insetos?

Qual a BR mais longa?

O que é automação e para que serve?

Quais fatores contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo?

O que significa 3h da manhã?

Como saber se o atestado é falso?

O que escrever para atrair o cliente?

O que significa o apelido vida?

Pode se pegar HPV pelo sabonete?

Quais são todos os Hokages?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com