O que é recolhimento de preparo?

Pergunta de Ivan Cláudio Nogueira Gaspar em 30-05-2022
(49 votos)

Preparo é o adiantamento das despesas relativas ao processamento do recurso. É uma causa objetiva de inadmissibilidade e independe de qualquer indagação quanto à vontade do omissivo. O valor do preparo é a soma da taxa judiciária mais o porte de remessa e de retorno dos autos.

O que significa recolhimento do preparo?

Significa dizer que, para pagar o exato valor do preparo, o recorrente deve provar seu recolhimento no ato de interposição do recurso, mas que a ausência de tal comprovação não tornará irremediavelmente deserto o recurso, desde que seja recolhido o preparo em dobro de seu valor.


Quem paga o preparo recursal?

Todavia, terá que recolher em DOBRO. De acordo com o art. 1.007, § 4o do NCPC, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

O que é o preparo no direito?

O preparo é o pagamento das despesas processuais relativas à interposição de determinado recurso no tempo oportuno. Essas despesas normalmente compreendem as custas processuais e os gastos com o porte de remessa e retorno dos autos, quando necessários.

Como comprovar o preparo?

Seguindo nos trilhos da iterativa jurisprudência sobre o tema, o pagamento do preparo recursal pode ser comprovado por intermédio de recibo extraído da internet, desde que o documento de quitação apresentado possibilite a aferição da regularidade do recolhimento.

Falta de comprovação do recolhimento do preparo e deserção recursal


16 curiosidades que você vai gostar

Quais são as providências quando houver falhas na comprovação do preparo?

Nos casos que houver a deserção previamente ao prazo para complementação, cabe o Agravo de Instrumento nas ações trabalhistas (ver modelo), o Agravo Interno (ver modelo) ou mesmo o Recurso Especial (ver modelo), dependendo de cada caso.

Qual o valor do preparo no recurso de apelação?

II – 2% (dois por cento) sobre o valor da causa, nos termos do artigo 511 do Código de Processo Civil, como preparo da apelação e do recurso adesivo, ou, nos processos de competência originária do Tribunal, como preparo dos embargos infringentes; III – 1% (um por cento) ao ser satisfeita a execução.

O que é preparo recursal no novo CPC?

O preparo recursal, como o próprio nome sugere, diz respeito aos valores dispendidos para o porte, processamento e retorno dos autos processuais.

Quando deverá ser pago o preparo?

Nos Juizados Especiais Cíveis é possível a efetivação do preparo em até 48 horas da interposição do recurso, conforme dispõe o artigo 42, 1º, da Lei 9.099/95: O preparo será feito, independentemente de intimação, nas quarenta e oito horas seguintes à interposição, sob pena de deserção.



Outras questões

Quem foi Ciro o ungido de Deus?

Como o refrigerador mudou a vida das pessoas e impactou o ambiente?

Como reativar a conta do Netflix?

O que fazer com madeira de guarda roupa?

Como é que se fala palavras em inglês?

Como aproveitar sobras de material de construção?

Como reativar a conta do Hotmail?

Quanto custa produzir um filme de animação?

Porque não consigo reativar meu Instagram?

Quais são as embalagens de Tetra Pak?

Como reativar inscrição estadual do MEI MG?

Como reativar o meu YouTube?

Como reativar o registro no CRC?

Como realcar a cor dos peixes?

Quais são as palavras que o padre fala no casamento?

Como tirar o rejunte de piso antiderrapante depois de seco?

Como fazer a palpação no paciente?

Como limpar o bico do fogão?

Como limpar debaixo da unha do pé?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com