O que é receptação própria e imprópria?

Pergunta de Ricardo Baptista em 30-05-2022
(3 votos)

Qual a diferença entre a receptação própria e a imprópria? Na receptação própria, o agente pratica os verbos adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar propriamente e diretamente. Na imprópria, acontece a influência de um terceiro, quase como um “corretor”.

O que é receptação própria?

RECEPTAÇÃO DOLOSA PRÓPRIA

É aquela mais simples, tipificada no próprio caput do artigo 180: “Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime (...)”.


Em que consiste a chamada receptação imprópria?

Já na receptação imprópria, é formada pela associação da conduta de influir (inspirar ou insuflar) alguém de boa-fé a adquirir (obter ou comprar), receber (aceitar em pagamento ou simplesmente aceitar) ou ocultar (encobrir, disfarçar) produto de crime.

É possível receptação culposa?

O crime de receptação, em breve resumo, pode ser entendido com o ato de receber algo que seja produto de crime. No caso da receptação culposa, definida no § 3º do artigo 180 do Codigo Penal, trata-se da falta de cuidado quanto à origem da coisa, que possivelmente tenha origem criminosa, mas a pessoa preferiu ignorar.

Como é classificado o crime de receptação?

A receptação, delito dos mais importantes do título dos crimes contra o patrimônio, está descrita no art. 180 do Código Penal e subdivide-se em dolosa e culposa. A receptação dolosa, por sua vez, possui as seguintes figuras: simples, que pode ser própria (caput, 1a parte) ou imprópria (caput, 2a parte)

Direito Penal - Receptação e suas modalidades


31 curiosidades que você vai gostar

Quando se consuma o crime de receptação?

A receptação, na modalidade ocultar, é crime permanente. Assim enquanto o agente estiver guardando ou escondendo o objeto que sabe ser produto de crime, consuma-se a infração penal, perdurando o flagrante delito.

Quando se consuma a receptação?

- Na receptação - crime material (positivação necessária do resultado como característica do tipo penal) - sua consumação ocorre com a efetiva aquisição, recebimento ou ocultação da coisa, produto de crime anterior. Necessariamente, há que existir a disponibilidade do bem.

Quem é a vítima do crime de receptação?

O sujeito passivo da receptação é o mesmo do delito antecedente, ou seja, a vítima do bem roubado ou furtado. Não se pode confundir receptação com favorecimento real, pois na receptação o agente adquire a coisa em proveito próprio onde terceiro que não o autor do crime antecedente.

Quais são os mecanismos disponibilizados para a identificação da receptação culposa?

A mediação culposa é impunível. Vê-se, portanto, que a conduta culposa da receptação manifesta-se pelo fato de o agente não empregar a diligência necessária e exigida na análise da procedência da coisa que estava adquirindo ou recebendo.



Outras questões

Como funciona um contrato de doação?

Como emprestar dinheiro no cartão de crédito?

Como aplicar o mousse no cabelo?

Quanto tempo dura uma enquete no Instagram?

Como fazer hidratação com mel de babosa?

Qual chip tem internet ilimitada?

Como usar meia calça no dia a dia?

Como usar cadeado com segredo?

Como começar uma conversa com cantada?

Como funciona os direitos autorais de um filme?

Como funciona o passe direto?

Qual óleo essencial para dor de ouvido?

Como funciona a marmita quente?

Qual o rendimento da massa pronta para contrapiso?

Como funciona a dinâmica em grupo?

Como fazer a devolução de um veículo financiado?

Como funciona a entrega de mercadorias por transportadoras?

Para que serve triturador de alho?

Qual é o agente causador da malária?

Como é instalado o depurador?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com