Chamadas de recall acontecem para proteger o consumidor de acidentes ocasionados por defeitos nos produtos que já estão no mercado. No caso de veículos, o chamado acontece quando a fábrica detecta algum defeito que precisa ser reparado imediatamente no automóvel após o mesmo já estar no mercado.
A palavra recall vem do idioma inglês e significa “chamada de volta” ou, simplesmente, “chamar”. Trata-se de um termo utilizado pelas empresas para indicar que um produto foi lançado com algum defeito de fábrica. Ele pode ser utilizado para diversos tipos de mercadorias, mas é mais conhecido no setor automotivo.
De acordo com a lei, os motoristas que não compareceram aos recalls no período de um ano não estarão liberados para fazer o licenciamento. A lei entrou em vigor no dia 12 de abril deste ano. Lembrando que o motorista não precisa pagar pelo recall. É só agendar o serviço e levar o veículo na data marcada.
Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.
Assim que o recall é lançado, seja pela mídia ou pela própria concessionária, o proprietário do veículo com necessidade de reparo tem o prazo de 1 ano (contado a partir da data do anúncio do chamamento) para levar o seu veículo à concessionária, ou a uma oficina autorizada, a fim de solucionar o problema.
45 curiosidades que você vai gostar
A proteção mínima oferecida pelo CDC é de 90 dias, contabilizados a partir da data de compra. Essa é a garantia legal, ou seja, prevista pela legislação e que toda fabricante e revendedora deve obedecer.
Quando o recall for realizado, os fornecedores terão que informar o Sistema Renavam sobre o atendimento em até 15 dias após o conserto. Então, será dada a "baixa" no veículo, indicando que ele compareceu ao chamado.
Para regularizar a situação, é necessário entrar em contato com a concessionária e fazer um agendamento de reparo ou troca de peça. Após o conserto, a própria montadora dá baixa no procedimento e a observação de recall pendente é removida do CRLV-e. Medida acertada.
Chamadas de recall acontecem para proteger o consumidor de acidentes ocasionados por defeitos nos produtos que já estão no mercado. No caso de veículos, o chamado acontece quando a fábrica detecta algum defeito que precisa ser reparado imediatamente no automóvel após o mesmo já estar no mercado.
Quem inventou o banheiro químico?
O que aconteceu com o ator Lúcio Mauro?
Como construir uma biblioteca pública?
Como entrar na sala de aula virtual?
Como furar caixa d'água Tigre?
Qual a remuneração que o empregado recebe ao tirar férias?
Como digitar fração com expoente no Word?
Como foi feito o clone de Will Smith?
O que é um projeto de reforma?
Como construir uma caixa de som potente?
Como surgiram os nomes das constelações?
Como funciona o algoritmo do Tinder?
Como fazer uma planilha de vendas gratuita?
Quantas vezes Jerusalém já foi destruída?